Motivação para a prática de exercícios com pesos: influência da supervisão e do gênero

Autores

  • Fábio Pina Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco
  • José Dantas Discente de doutorado da Università degli Studi Gabriele dAnnunzio (Itália)
  • Marçal Campos Filho Discente de mestrado da Universidade Estadual de Londrina
  • Diego Lido Acadêmico da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, Cornélio Procópio, PR, Brasil.
  • Priscilla Conti Acadêmica da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco, Cornélio Procópio, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n2p168

Palavras-chave:

Motivação, Comportamento, Treinamento de resistência

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o efeito do treinamento com pesos com supervisão coletiva ou individual (Personal Trainer) sobre o estado de motivação de homens e mulheres. Compuseram a amostra 15 homens (25 ± 2 anos) e 14 mulheres (25 ± 3 anos) com experiência em treinamento com pesos que realizaram duas sessões de treinamento, sendo uma supervisão coletiva e outra com supervisão individual. O programa de treinamento com pesos foi estruturado com 10 exercícios, executados em três séries de oito a 12 repetições máximas a partir de uma montagem alternada por segmento. Informações referentes à motivação foram coletadas através de uma escala de motivação antes e após cada sessão experimental. Análise de variância (ANOVA) foi utilizada para as comparações entre os gêneros, supervisão e momento, seguidos pelo teste post hoc de Tukey. Não foi verificado efeito significativo no gênero (F = 3,53 e P = 0,07). Efeitos significativos na supervisão (F = 31,46 e P < 0,001), momento (F = 87,20 e P < 0,001) e interação momento vs. supervisão (F = 14,51 e P < 0,001) foi encontrado, apresentando maior motivação no momento pós-treinamento nos voluntários com supervisão individual tanto para os homens (pré = 4,87 ± 0,52 vs. pós = 6,33 ± 0,90), como para as mulheres (pré = 4,57 ± 0,51 vs. pós = 6,07 ± 0,73). Os resultados sugerem que indivíduos de ambos os gêneros que realizam sessões de exercício de força com a supervisão individual de um profissional de Educação Física apresentam efeito positivos na motivação dos praticantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Pina, Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco

Fábio Luiz Cheche Pina é Graduado (2004) e Mestre (2010) em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é docente do curso de Educação Física da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco (Cornélio Procópio-PR). Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: desempenho motor, testes motores, adiposidade corporal, terceira idade, treinamento com pesos e ginástica de academia.

José Dantas, Discente de doutorado da Università degli Studi Gabriele dAnnunzio (Itália)

Bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (FEF-UNICAMP) e Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente é aluno de doutorado da Università degli Studi Gabriele dAnnunzio (Itália) - bolsista do programa CsF/GDE. Colaborador e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sistema Neuromuscular e Exercício (GEPESINE) e Grupo de Estudo das Adaptações Fisiológicas ao Treinamento (GEAFIT) da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Pesquisa e Treinamento Desportivo, atuando principalmente nos seguintes temas: Preparação Física de Ciclistas, Eletromiografia, Técnica de Pedalada, Rendimento Esportivo e Modelos Teóricos de Fadiga. Atuou como docente do curso de Educação Física da Faculdade de Ensino Superior Dom Bosco. Atua também como preparador físico de ciclistas amadores e profissionais.

 

Marçal Campos Filho, Discente de mestrado da Universidade Estadual de Londrina

Integrante do GEPEMENE na Universidade Estadual de Londrina sob orientação do prof.Dr. Edilson Cyrino. Aluno regular do curso de pós graduação Stricto Sensu na Universidade Estadual de Londrina, na área da Atividade Física e Saúde, sendo orientado pelo prof. Dr. Helio Serassuelo Júnior. Foi coordenador dos cursos de Licenciatura e de Bacharelado em Educação Física na Faculdade Dom Bosco e professor da disciplina de Fisiologia do Exercício e Fisiologia Humana dos cursos de Licenciatura e Bacharelado, da disciplina "Atividades em Academia I, Metodologia de Lutas I e Voleibol no curso de Bacharelado em Educação Física na Faculdade Dom Bosco de Cornélio Procópio. Também é professor de Educação Física da Escola Rui Barbosa e Colégio Águia Master. Prestador de serviço particular como Personal Trainer e foi registrado da Academia New Form como professor de Musculação. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Treinamento Desportivo, Fisiologia do Exercício e Musculação. No ano de 2010 cursou as disciplinas de "Tópicos especiais de Fisiologia do Exercício no Esporte" e "Atividade física e aptidão física de portadores de deficiência" como aluno especial no curso de Mestrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi coordenador municipal de esportes da Prefeitura Municipal de Cornélio Procópio nos anos de 2004/2007. Ministrou a disciplina de Fisiologia do Exercício aplicada a montagem de programas direcionados ao personal trainer e academia, na Fac. ESEFAP no ano de 2011-12 e tambem a disciplina de fisiologia do exercício e treinamento resistido no curso de especialização em fisiologia do exercício na Faculdade UNIFEV em Votuporanga, nos anos de 2011-12.

Downloads

Publicado

2014-03-21

Como Citar

1.
Pina F, Dantas J, Campos Filho M, Lido D, Conti P. Motivação para a prática de exercícios com pesos: influência da supervisão e do gênero. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 21º de março de 2014 [citado 19º de abril de 2024];19(2):168. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/3292

Edição

Seção

Artigos Originais