Variáveis individuais, ambientais e sociais associadas com o uso de espaços públicos abertos para a prática de atividade física: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p523Palavras-chave:
Atividade Motora, Áreas Verdes, Ambiente, Meio Ambiente e Saúde Pública, Estudos EpidemiológicosResumo
Os objetivos desta revisão foram sintetizar as evidências e identificar as variáveis associadas com o uso de espaços públicos abertos para a prática de atividade física. A revisão sistemática foi realizada em periódicos revisados por pares e indexados nas bases de dados Lilacs, SciELO, PubMed e Web of Science utilizando descritores padronizados pelo Medical Subject Headings (MeSH) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Foram incluídos estudos originais, quantitativos, publicados a partir de 1998 e realizados com adultos. Quinze estudos atenderam os critérios de inclusão e, no total, 42 variáveis individuais, sociais e ambientais foram testadas. Idade mais jovem e prática de atividade física foram consistentemente associadas com o uso dos locais, enquanto sexo masculino e proximidade da residência apresentaram possível associação positiva. Estes resultados podem auxiliar profissionais a focarem as intervenções para aumentar o uso dos locais em grupos específicos da população.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Rogério Fermino, Rodrigo Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.