O nível de ansiedade traço influencia a percepção de fadiga e bem-estar após diferentes intensidades de exercício físico?

Autores

  • Rafael Miranda Universidade Federal de São Paulo
  • Espedito Silva Neto Universidade Federal de São Paulo
  • Marco De Mello Universidade Federal de São Paulo
  • Hanna Antunes Universidade Federal de São Paulo, Departamento de Biociências

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n6p730

Palavras-chave:

Humor, Atividade Física, Teste de Esforço, Exaustão

Resumo

Para investigar se diferentes níveis de ansiedade traço influenciam na percepção da fadiga e bem-estar após exercício físico de moderada e alta intensidade, 26 jovens saudáveis e ativos (idade = 23,23±3,61 anos; estatura = 1,75±0,07 m; massa corporal = 73,26±8,92 kg), foram recrutados. Os voluntários foram distribuídos em dois grupos em relação ao nível de ansiedade traço (Grupo ansiedade traço baixa - GATB e grupo ansiedade traço media - GATM) realizando os seguintes procedimentos experimentais em diferentes dias utilizando um cicloergômetro: a) carga progressiva até exaustão máxima (TEmax), b) teste em carga retangular na intensidade do limiar ventilatório-I (LV-I) por 30 minutos. Utilizando um modelo de medidas repetidas, foram utilizados questionários para avaliar ansiedade e bem-estar em diferentes momentos (antes, imediatamente após, 30 e 60 minutos após o exercício físico). Os resultados mostraram diminuição significativa dos níveis de ansiedade após 60 minutos. do protocolo intenso (TEmax) em ambos os grupos. Já em relação ao bem-estar, houve aumento significativo na dimensão distresse psicológico após TEmax, apenas para o grupo de ansiedade traço baixa (GATB). Já para fadiga houve aumento imediato para ambos os grupos estudados após realização de TEmax. Nossos resultados sugerem que independente da ansiedade traço (entre baixa ou média) os jovens responderam de maneira semelhante ao exercício físico de moderada e alta intensidade em relação ao bem-estar e ansiedade, sendo o exercício físico de alta intensidade mais benéfico para estes jovens com efeito ansiolítico em ambos os grupos além de proporcionar manutenção da percepção de bem-estar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-01-03

Como Citar

1.
Miranda R, Silva Neto E, De Mello M, Antunes H. O nível de ansiedade traço influencia a percepção de fadiga e bem-estar após diferentes intensidades de exercício físico?. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 3º de janeiro de 2014 [citado 29º de março de 2024];18(6):730. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/3215

Edição

Seção

Artigos Originais