“Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”? Um ensaio sobre educação física e saúde na escola

Autores

  • Alan Knuth
  • Mathias Loch

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.19n4p429

Palavras-chave:

Educação Física, Promoção da saúde, Escola

Resumo

Este ensaio objetiva revisitar as bases conceituais para a abordagem de saúde na educação física escolar brasileira, apresentar suas críticas e refletir sobre a aproximação (ou distanciamento) com o ideário de promoção da saúde. Foi possível traçar a coexistência de, ao menos, três correntes teóricas com interesse particular nos temas da saúde, entre elas a aptidão física relacionada à saúde, a abordagem crítica e a atividade física e saúde com foco principal em conhecimentos oriundos da epidemiologia. Entendemos que a compreensão de promoção da saúde tem sido tratada com superficialidade teórica, isolada em ações voltadas ao aumento nas práticas de atividade física e estritamente comportamentais algo insuficiente para que a educação física opere junto ao ideário de promoção da saúde. Conclui-se que a educação física escolar é um espaço potente para que a promoção da saúde seja viabilizada a partir de um encontro entre as vertentes humanas/sociais e biológicas/saúde, para além de uma abordagem isolada ou fragmentada. Entendemos que os valores fundamentais para a viabilização do ideário de promoção da saúde podem se fazer presentes na educação física escolar, desde que se considere o ideário de promoção da saúde para além de uma abordagem comportamental. 

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Publicado

2014-07-25

Como Citar

1.
Knuth A, Loch M. “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”? Um ensaio sobre educação física e saúde na escola. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 25º de julho de 2014 [citado 12º de novembro de 2024];19(4):429. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/3095

Edição

Seção

Artigos Originais