Imagem corporal, estado nutricional e sintomas de transtornos alimentares em bailarinos
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n6p771Palavras-chave:
Imagem corporal, Estado nutricional, DançaResumo
Objetivou-se analisar a percepção de imagem corporal, estado nutricional e sintomas de transtornos alimentares de bailarinos. Por conveniência, participaram 156 bailarinos do 31º Festival de Dança de Joinville, fazendo-se uso de um questionário autoaplicável (variáveis sociodemográficas, antropométricas, percepção da imagem corporal e sintomas de transtornos da alimentação). Utilizou-se estatística descritiva e inferencial: testes U-Mann Whitney e teste “t” de Student, regressão logística multinomial, análises bruta e ajustada. A maioria das mulheres possuía ensino superior (65%), estava sem companheiro (60%), pertencia ao nível econômico alto (83%) e realizavam balé clássico (74%), enquanto entre os homens o destaque foi para danças urbanas (48%). A prevalência de insatisfação com a imagem corporal foi de 72%, em que os homens encontravam-se mais insatisfeitos pela magreza, enquanto as mulheres estavam insatisfeitas pelo excesso de peso; 21% e 75% dos bailarinos apresentaram sintomas de anorexia e bulimia nervosas, respectivamente. Os bailarinos da modalidade dança contemporânea apresentaram maiores sintomas de anorexia nervosa. Associação negativa foi observada entre insatisfação pela magreza, sexo e sintomas da bulimia nervosa. Os bailarinos com sintomas de bulimia nervosa apresentaram 1,94 vezes mais chance de estarem insatisfeitos pela magreza. As mulheres e os bailarinos com sintomas de anorexia nervosa apresentaram, respectivamente 3,8 e 5,7 vezes mais chances de estarem insatisfeitas pelo excesso de peso quando comparadas aos homens e bailarinos sem sintomas de anorexia nervosa. Concluiu-se que as variáveis estudadas possuíam relação entre si e a percepção da imagem corporal pode estar associada à presença de sintomas de transtornos alimentares.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Nycolle Reis, Zenite Machado, Andreia Pelegrini, Fernanda Monte, Leonessa Boing, Joseani Simas, Adriana Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.