O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil

Autores

  • Helder Quadros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariângela Afonso Universidade Federal de Pelotas
  • José Ribeiro Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p576

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Educação Física, Avaliação Educacional

Resumo

As mudanças ocorridas no cenário da Pós-Graduação brasileira promoveram um crescimento na quantidade de programas, inclusive na área da Educação Física. No entanto, uma constante avaliação e reflexão sobre esse crescimento é necessária. Desse modo, o objetivo do estudo é sinalizar a partir de dados descritivos o cenário da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil, com ênfase na região Sul. O estudo foi realizado a partir de uma busca documental nos relatórios da avaliação da CAPES, do triênio 2009/20011, onde foram coletadas as informações referentes: a) caracterização dos programas, b) estrutura institucional e c) avaliação. Ao buscar mapear as estruturas de construção de cada um dos programas de Pós-Graduação e suas linhas de investigação científica, percebemos que na região Sul, das 28 linhas de pesquisa que compõem os programas de Pós-Graduação, 17 são relacionadas à área das Ciências Biológicas/Saúde, comprovando a superioridade. Quando analisamos os programas de Pós-Graduação por região e conceitos atribuídos, a região Sudeste apresentam os programas melhores avaliados e os cursos de doutorado mais consolidados. Consideramos que o momento vivido na Pós-Graduação tem gerado tensões tanto no que diz respeito ao trabalho docente quanto às áreas de produção do conhecimento. Por outro lado, é possível que a partir de um reordenamento e aproximação das áreas e linhas de pesquisa, possa haver um fortalecimento e incremento de novas linhas investigativas na área.

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Biografia do Autor

Helder Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariângela Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

José Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES.

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Publicado

2013-11-09

Como Citar

1.
Quadros H, Afonso M, Ribeiro J. O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 9º de novembro de 2013 [citado 26º de dezembro de 2024];18(5):576. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2920

Edição

Seção

Artigos Originais