O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil

Autores

  • Helder Quadros Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mariângela Afonso Universidade Federal de Pelotas
  • José Ribeiro Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p576

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Educação Física, Avaliação Educacional

Resumo

As mudanças ocorridas no cenário da Pós-Graduação brasileira promoveram um crescimento na quantidade de programas, inclusive na área da Educação Física. No entanto, uma constante avaliação e reflexão sobre esse crescimento é necessária. Desse modo, o objetivo do estudo é sinalizar a partir de dados descritivos o cenário da Pós-Graduação em Educação Física no Brasil, com ênfase na região Sul. O estudo foi realizado a partir de uma busca documental nos relatórios da avaliação da CAPES, do triênio 2009/20011, onde foram coletadas as informações referentes: a) caracterização dos programas, b) estrutura institucional e c) avaliação. Ao buscar mapear as estruturas de construção de cada um dos programas de Pós-Graduação e suas linhas de investigação científica, percebemos que na região Sul, das 28 linhas de pesquisa que compõem os programas de Pós-Graduação, 17 são relacionadas à área das Ciências Biológicas/Saúde, comprovando a superioridade. Quando analisamos os programas de Pós-Graduação por região e conceitos atribuídos, a região Sudeste apresentam os programas melhores avaliados e os cursos de doutorado mais consolidados. Consideramos que o momento vivido na Pós-Graduação tem gerado tensões tanto no que diz respeito ao trabalho docente quanto às áreas de produção do conhecimento. Por outro lado, é possível que a partir de um reordenamento e aproximação das áreas e linhas de pesquisa, possa haver um fortalecimento e incremento de novas linhas investigativas na área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helder Quadros, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Física. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mariângela Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas.

José Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física - Universidade Federal de Pelotas. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2013-11-09

Como Citar

1.
Quadros H, Afonso M, Ribeiro J. O Cenário da Pós-Graduação em Educação Física: Contextos e possibilidades na região sul do Brasil. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 9º de novembro de 2013 [citado 19º de abril de 2024];18(5):576. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2920

Edição

Seção

Artigos Originais