Influência da ansiedade nos comportamentos de risco para os transtornos alimentares em ginastas

Autores

  • Leonardo Fortes Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Sebastião Almeida Universidade de São Paulo
  • Maria Elisa Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n5p546

Palavras-chave:

Comportamento alimentar, Ansiedade, Atletas

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar a influência da ansiedade nos comportamentos de risco para transtornos alimentares (CRTA) em atletas de ginástica artística. Participaram 62 ginastas do sexo feminino com idade entre 12 e 17 anos. Utilizou-se o Eating Attitudes Test para avaliar os CRTA. As subescalas do Brazilian State-Trait Anxiety Inventory (STAI) foram utilizadas para avaliar a ansiedade estado (STAI-S) e traço (STAI-T). Os achados apontaram influência estatisticamente significativa somente da STAI-S nos CRTA (F(1, 61)=4,56; p=0,047). Ademais, os resultados não demonstraram diferenças nos escores da STAI-S (F(1, 61)=1,58; p=0,31) em razão dos grupos de CRTA. No entanto, foi evidenciado maior escore na STAI-T em ginastas com CRTA quando comparadas as com ausência de risco para transtornos alimentares (F(1, 61)=8,59; p=0,009). Concluiu-se que a STAI-S influenciou os CRTA em jovens ginastas. Cabe salientar ainda que as atletas com CRTA demonstraram maior STAI-T.

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Biografia do Autor

Leonardo Fortes, Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Univiersidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Organização e Administração da Recreação e do Lazer na Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Educação Física na Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando em Psicologia na Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi docente nos cursos de Graduação em Educação Física e Nutrição da Universidade Moura Lacerda e Educação Física e Psicologia do Centro Universitário Unifafibe. Foi docente dos cursos de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Gama Filho. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciência da Motricidade Humana e Aspectos Socioculturais do Movimento Humano atuando principalmente nos seguintes temas: maturação biológica, comportamento alimentar, imagem corporal, antropometria, natação, treinamento resistido, nutrição e suplementação esportiva, treinamento esportivo, fisiologia do exercício e crescimento e desenvolvimento humano. Ademais, tem experiência na área de Psicologia, atuando nos seguintes temas: Psicopatologia e Psicometria.

Sebastião Almeida, Universidade de São Paulo

Bacharel em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Graduado em Psicologia pela FFCLRP-USP. Especialista em Nutrição pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP). Mestrado e Doutorado em Farmacologia pela FMRP-USP. Pós-doutorado pela Boston Medical School -USA (1993-1995) e Livre-Docente pela USP (1997). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Editor Associado da Revista Nutritional Neuroscience (USA). Membro do corpo editorial das revistas Nutritional Neuroscience (USA), Psychology & Neuroscience, Estudos de Psicologia (Natal) e Paidéia (USP). Lider do Grupo de Pesquisa "Nutrição e Comportamento" do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Comitê de Assessoramento de Psicologia do CNPq (2010-2013) e Coordenador deste Comitê (2012-2013). Diretor da da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2008-2012); Chefe do Departamento de Psicologia e Educação da FFCLRP-USP por dois mandatos (2003-2005 e 2005-2007). Presidente da Comissão de Pesquisa da FFCLRP-USP (2007-2009). Vice-Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (2012-2014). Orientador Pleno nos Programas de Pós-Graduação em Psicobiologia-FFCLRP-USP e Psicologia-FFCLRP-USP, onde já concluiu a orientação de 02 Pós-Doutorados, 17 Doutorados, 23 Mestrados e 21 Iniciação Científica. Tem experiência na área de Psicologia (Processos Psicológicos Básicos - Psicologia Experimental), com ênfase em Psicobiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: desnutrição proteica precoce, ansiedade, aprendizagem e comportamento, comportamento alimentar e determinantes ambientais da obesidade em crianças e adolescentes.

Maria Elisa Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Licenciada em EDUCAÇÃO FISICA pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em SERVIÇO SOCIAL pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977).Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. Bolsista de Produtividade em Pesquisa- CNPq.

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Publicado

2013-11-07

Como Citar

1.
Fortes L, Almeida S, Ferreira ME. Influência da ansiedade nos comportamentos de risco para os transtornos alimentares em ginastas. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 7º de novembro de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];18(5):546. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2782

Edição

Seção

Artigos Originais