Núcleo Especial do Programa Segundo Tempo na ESEF – UFPel
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n2p236Palavras-chave:
Programas sociais, Educação Física, Saúde, InclusãoResumo
As desigualdades sociais e econômicas ainda colocam-se como um problema a ser superado no Brasil. Uma das soluções para amenizar esses problemas são os programas sociais que tem como finalidade oportunizar a igualdade e a inclusão social. Dentre alguns programas sociais, encontra- se o Programa Segundo Tempo (PST) desenvolvido pelo Ministério do Esporte (ME), com o objetivo de democratizar o acesso à prática esportiva dos alunos da educação básica e superior. Em sua nova remodelação, com intenção de atingir vários segmentos excluídos no contexto social, o PST desenvolveu núcleos especiais, entre eles um núcleo para jovens com deficiência. A partir de 2008 a UFPel, por intermédio da ESEF, formou uma parceria com a Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do ME para o desenvolvimento de um núcleo Piloto Especial, visando atender preferencialmente crianças e jovens com deficiência com idades entre 12 e 21 anos. A partir de 2012, o projeto renovou a parceria por um ano, desta vez como Núcleo Especial e com as diretrizes já definidas. O trabalho é desenvolvido por professores e acadêmicos da ESEF/UFPel, no atendimento de 100 alunos com e sem deficiências. As atividades ocorrem três vezes por semanas por duas horas, sendo desenvolvidas atividades esportivas, atividades suplementares e atividades complementares de artes. Com essas oportunidades observa- se uma mudança no estilo de vida desses alunos. Na avaliação junto com as famílias e na observação dos monitores, percebe-se uma mudança de comportamento, com visível melhoria da autoestima, autoconfiança, independência e autonomia. Com a continuidade desse programa espera-se uma melhoria da qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Angélica Xavier Kalinoski, Laura Jung, Gabriela Hax, Alexandre Marques, Gabriela Xavier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.