Fatores parentais associados à atividade física em pré-escolares: a importância da participação dos pais em atividades físicas realizadas pelos filhos
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n2p205Palavras-chave:
Atividade física, Pré-escolares, Influência parentalResumo
O objetivo desse estudo foi identificar os fatores parentais associados ao baixo nível de atividade física (AF) em crianças pré-escolares. Trata-se de um estudo transversal (base escolar), realizado com uma amostra de 1.042 crianças pré-escolares da cidade do Recife (PE). Um questionário administrado na forma de entrevista face a face com os pais foi utilizado para obtenção de dados demográficos, socioeconômicos, percepção dos pais quanto à importância da AF para a criança, participação em AF com o filho e nível de AF dos pais e das crianças. A análise dos dados foi realizada mediante regressão logística binária, considerando modelagem hierárquica na entrada das variáveis e o baixo nível de AF da criança como desfecho. Observou-se que 81,9% dos pais eram fisicamente ativos, enquanto 69,7% referiram participar de AF com os filhos e a quase totalidade (99,1%) dos pais consideraram importante que os filhos participem em AF. O baixo nível de AF foi verificado em 30,3% das crianças, identificando-se que a participação dos pais em AF com os filhos foi um fator inversamente associado a baixo nível de AF nos pré-escolares (OR=0,54; IC95%: 0,40-0,73). A prevalência de baixo nível de AF foi significativamente menor entre os filhos de pais que referiram participar de AF (26,1% versus 40,2%; p<0,01). Concluiu-se que a participação em AF com os filhos foi o único fator parental associado ao nível de AF das crianças. Estimular a adoção deste tipo de comportamento pode ser uma estratégia útil na promoção da atividade física infantil, hipótese que precisa ser confirmada em estudo de intervenção.
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Copyright (c) 2013 Rildo Wanderley Júnior, Carla Hardman, Elusa Oliveira, Anisio Brito, Simone Barros, Mauro Barros
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