Padrões de atividade física em escolares de Ponta Grossa, Paraná

Autores

  • Eliane Bacil
  • Cassiano Rech
  • Adriano Hino

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n2p177

Palavras-chave:

Atividade motora, Adolescente, Estudantes

Resumo

A atividade física (AF) na adolescência promove benefícios à saúde e pode ser um indicador de AF na idade adulta. Este estudo tem como objetivo identificar os padrões de atividade física (AF) em 1129 escolares (58,5% meninas), entre 14 e 18 anos, do Ensino Médio de Ponta Grossa, PR. Foram coletadas as informações sociodemográficas, massa corporal, estatura, comportamento sedentário, deslocamento ativo para a escola, prática de AF de intensidade moderada a vigorosa (AFMV) e participação nas aulas de educação física (EF). Para análise dos dados utilizou-se a distribuição de frequências absoluta e relativa e o teste Qui-quadrado para proporções. A análise de regressão logística foi utilizada para verificar a associação entre os diferentes contextos de AF e as variáveis independentes. Os cálculos estatísticos foram desenvolvidos pelo programa SPSS 16.0, adotando-se um nível de significância de p<0,05. A prevalência de excesso de peso foi de 19,1% (IC = 14,7-29,8%), sendo maior entre os meninos (26,3% versus 14,1%: p<0,01). Maior parte dos escolares são ativos no deslocamento para a escola (58,8%), em AFMV (71%), nas aulas de EF (85,5%) e apresentam comportamento sedentário de 1 a 4 horas (55,2%). Houve associação entre participar das aulas de EF e deslocamento ativo (p<0,05). As meninas e os adolescentes entre 17 e 18 anos participam menos das aulas de EF. Os adolescentes que não trabalham são os que menos praticam AFMV. Conclui-se que atenção especial deve ser dada a estes grupos promovendo programas de intervenção e incentivo à prática de AF.

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Publicado

2013-08-07

Como Citar

1.
Bacil E, Rech C, Hino A. Padrões de atividade física em escolares de Ponta Grossa, Paraná. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 7º de agosto de 2013 [citado 22º de dezembro de 2024];18(2):177. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2622

Edição

Seção

Artigos Originais