Associação entre apoio social e atividade física no lazer em escolares do ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n2p168Palavras-chave:
Escolares, Apoio social, Atividade MotoraResumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a associação entre apoio social e nível de atividade física no lazer em escolares da rede federal de ensino do Rio Grande do Sul, além de suas relações com sexo e os diferentes tipos e fontes do apoio social. Foi conduzido um estudo transversal compondo uma amostra de 833 escolares com idade entre 13 e 25 anos, matriculados do 1º ao 3º anos do ensino médio técnico integrado de quatro campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IF-Sul). Entre os respondentes, 50,3% (IC95% 46,9 – 53,7) da amostra foi considerada fisicamente ativa no lazer, sendo que os rapazes (64,7%; IC95% 59,9 – 69,1) foram mais ativos que as moças (36,8%; IC95% 31,7 – 40,9). Na análise ajustada, indivíduos com maior apoio social dos pais tiveram maior probabilidade de serem ativos comparados àqueles com menor apoio social, apresentando entre as moças a razão de prevalências (RP) de 2,55 (IC95% 1,67-3,90) e de 1,64 (IC95% 1,20-2,23) entre os rapazes. Com relação ao apoio dos amigos, os rapazes localizados no tercil mais elevado de apoio social tiveram maior probabilidade de serem ativos em relação àqueles com menor apoio social (RP 2,19; IC95% 1,46-3,26). A mesma análise entre as moças também mostrou resultados significativos (RP 1,67; IC95% 1,08-2,58). Concluiu-se que o apoio social dos pais e amigos constitui-se como uma importante ferramenta na promoção de atividade física em adolescentes.
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Copyright (c) 2013 Luiza Isnardi Cardoso Ricardo, Airton Rombaldi, Jorje Otte, Ana Perez, Mario Azevedo
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