Fatores associados ao deslocamento ativo em escolares
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n3p332Palavras-chave:
Deslocamento, escolares, atividade físicaResumo
Objetivou-se verificar o tipo de deslocamento à escola em estudantes de 7 a 12 anos na cidade de Caxias do Sul. Participaram 1442 escolares que responderam a um questionário sobre o modo de deslocamento adotado para o trajeto casa/escola. As variáveis independentes foram idade, sexo, deslocamento ativo à escola, classificação econômica, escolaridade materna, tipo de escola e quantidade de carros na residência. Os resultados mostraram que 58,1% dos escolares se deslocam ativamente, onde os meninos apresentaram um percentual maior do que as meninas, porém, sem diferença estatística significante. Os estudantes mais velhos apresentaram 63% mais chances de se deslocarem ativamente do que os mais novos. Os escolares com condição socioeconômica mais favorável apresentaram mais do que o dobro de chances de não se deslocarem ativamente do que seus pares. Estes dados mostram que serão necessárias diversas intervenções para melhorar a promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares.Downloads
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Copyright (c) 2013 Ricardo Rodrigo Rech, Caroline Origotti da Rosa, Paulo Roberto Avrela, Ricardo Halpern, Cristine Boone Costanzi, Mauren Lucia de Araujo Bergmann, Lidiane Requia Alli, Josué Luís Pedroni
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