Fatores associados ao deslocamento ativo em escolares

Autores

  • Ricardo Rodrigo Rech Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Caroline Origotti da Rosa Universidade de Caxias do Sul
  • Paulo Roberto Avrela Universidade de Caxias do Sul
  • Ricardo Halpern Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Cristine Boone Costanzi Universidade de Caxias do SUl
  • Mauren Lucia de Araujo Bergmann Universidade Luterana do Brasil
  • Lidiane Requia Alli Universidade Luterana do Brasil
  • Josué Luís Pedroni Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.18n3p332

Palavras-chave:

Deslocamento, escolares, atividade física

Resumo

Objetivou-se verificar o tipo de deslocamento à escola em estudantes de 7 a 12 anos na cidade de Caxias do Sul. Participaram 1442 escolares que responderam a um questionário sobre o modo de deslocamento adotado para o trajeto casa/escola. As variáveis independentes foram idade, sexo, deslocamento ativo à escola, classificação econômica, escolaridade materna, tipo de escola e quantidade de carros na residência. Os resultados mostraram que 58,1% dos escolares se deslocam ativamente, onde os meninos apresentaram um percentual maior do que as meninas, porém, sem diferença estatística significante. Os estudantes mais velhos apresentaram 63% mais chances de se deslocarem ativamente do que os mais novos. Os escolares com condição socioeconômica mais favorável apresentaram mais do que o dobro de chances de não se deslocarem ativamente do que seus pares. Estes dados mostram que serão necessárias diversas intervenções para melhorar a promoção da saúde e qualidade de vida dos escolares.

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Publicado

2013-08-19

Como Citar

1.
Rech RR, Rosa CO da, Avrela PR, Halpern R, Costanzi CB, Bergmann ML de A, et al. Fatores associados ao deslocamento ativo em escolares. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 19º de agosto de 2013 [citado 28º de março de 2024];18(3):332. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/2421

Edição

Seção

Artigos Originais