Tradução e adaptação transcultural do questionário “Barriers to Being Active Quiz (BBAQ)’’ para a língua portuguesa brasileira

Autores

  • Bruno Oliveira Amorim Sampaio Universidade de São Paulo, Departamento de Epidemiologia, São Paulo, São Paulo, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-7343-3083
  • Thiago Ferreira de Sousa Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências da Saúde, Ilhéus, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9846-9661
  • Jeffer Eidi Sasaki Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Ciências do Esporte, Uberaba, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-2083-4104
  • Emerson Sebastião University of Illinois Urbana-Champaign, Department of Health and Kinesiology, Urbana, Illinois, United States. https://orcid.org/0000-0002-6320-7784
  • Camila Bosquiero Papini Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Ciências do Esporte, Uberaba, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-1163-5576
  • Alynne Christian Ribeiro Andaki Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Ciências do Esporte, Uberaba, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6486-2326

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0343

Palavras-chave:

Questionário, Inatividade física, Comportamento do adolescente, Confiabilidade

Resumo

Objetivou-se nesse estudo a tradução e validação transcultural do questionário Barriers to Being Active Quiz (BBAQ) para adolescentes brasileiros. Foram realizadas as seguintes etapas: (1) tradução do questionário original em inglês para o português; (2) resolução de divergências entre a versão 1 e a versão 2 e criação da versão síntese; (3) retrotradução para o inglês; (4) revisão e avaliação do comitê de especialistas, construção da versão pré-teste; e (5) pré-teste com a avaliação da compreensão por uma amostra (n = 30) da população-alvo. A versão final do BBAQ possui 21 questões. O questionário foi considerado de fácil entendimento por 70,0% dos adolescentes e os outros 30,0% dos adolescentes avaliaram o entendimento e a dificuldade de compreensão do questionário como moderado. Nenhum adolescente considerou o questionário como de difícil compreensão. O tempo médio para o preenchimento do BBAQ foi de 11 min (IC 95% = 9 – 12). O valor geral do Alfa de Cronbach com base nos itens padronizados do questionário foi de 0,86. O estudo apresentou evidências satisfatórias de validade e confiabilidade. Portanto, recomenda-se a utilização da adaptação transcultural do BBAQ para a avaliação de barreiras à prática de atividade física em adolescentes brasileiros.

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

1.
Sampaio BOA, Sousa TF de, Sasaki JE, Sebastião E, Papini CB, Andaki ACR. Tradução e adaptação transcultural do questionário “Barriers to Being Active Quiz (BBAQ)’’ para a língua portuguesa brasileira. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1º de agosto de 2024 [citado 26º de setembro de 2024];29:1-11. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15265

Edição

Seção

Artigos Originais