Efeitos de 15 minutos de exercícios físicos na aptidão física de adolescentes: Estudo de protocolo

Autores

  • Rodrigo Zanetti da Rocha Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0009-0007-0472-8946
  • Franciéle da Silva Ribeiro Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-0027-3354
  • Igor Darlan Krause Romig Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0003-2704-5252
  • Henrique de Oliveira Arrieira Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-8033-8815
  • Gicele de Oliveira Karini da Cunha Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0003-0493-0195
  • Gabriel Gustavo Bergmann Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-6275-0232

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0327

Palavras-chave:

Educação Física, Obesidade, Estudantes, Exercícios físicos, Saúde

Resumo

O sobrepeso, a obesidade e a baixa aptidão física (ApF) são condições associadas à problemas de saúde física e mental em crianças e adolescentes. A escola e as aulas de educação física (EF) são ambientes propícios para a promoção do exercício físico e a melhoria dos níveis de ApF e prevenção de obesidade nesta população. Este artigo descreve o protocolo de um estudo experimental que tem como objetivo primário identificar os efeitos de um programa de 15 minutos de exercícios físicos realizados durante as aulas de EF na ApF e em indicadores antropométricos de sobrepeso e obesidade (IASO) de escolares. Participarão do estudo escolares do 6° ao 9° ano de ambos os sexos de escolas da zona rural de uma cidade do sul do Brasil. Os participantes serão randomizados em grupo intervenção e grupo controle. A intervenção terá duração de 12 semanas com duas sessões semanais. Diferentes componentes da ApF e IASO serão variáveis dependentes primárias. O nível de atividade física, tempo recreativo de tela, tempo de sono, autoconceito físico, motivação para a participação nas aulas de EF, sintomas de ansiedade, depressão e estresse serão variáveis dependentes secundárias. Informações sociodemográficas e maturação somática serão covariáveis. Todas variáveis serão medidas pré e pós intervenção. O resultado do estudo contribuirá para a melhor compreensão do potencial das aulas de EF escolar para a melhoria da APF, de IASO e, de forma secundária, em comportamentos relacionados à saúde, na motivação para participação nas aulas de EF e na saúde mental de estudantes.

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Biografia do Autor

Gabriel Gustavo Bergmann, Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brazil.

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestre (2006) e doutor (2009) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência (GPAFSIA). Possui experiência na área de Pesquisa em Atividade Física, Aptidão Física e Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: atividade física, aptidão física, estilo de vida e saúde de crianças e adolescentes.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

1.
Rocha RZ da, Ribeiro F da S, Romig IDK, Arrieira H de O, Cunha G de OK da, Bergmann GG. Efeitos de 15 minutos de exercícios físicos na aptidão física de adolescentes: Estudo de protocolo. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 21º de maio de 2024 [citado 8º de dezembro de 2024];29:1-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15197

Edição

Seção

Protocolos de estudos em atividade física e saúde