“É um pouco irritante estar preso” - uma exploração das barreiras e facilitadores percebidos pelos adolescentes mexicanos para a prática de atividade física e alimentação saudável

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0334

Palavras-chave:

Alimentação saudável, Atividade física, Adolescente, Grupos focais

Resumo

A dieta e os níveis de atividade física dos adolescentes mexicanos estão aquém das recomendações para a saúde. O objetivo deste estudo foi explorar as barreiras percebidas por adolescentes mexicanos e facilitadores da atividade física e da alimentação saudável. Doze grupos focais unissexuais foram realizados em seis escolas secundárias na Cidade do México durante três meses a partir de outubro de 2016. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática Indutiva. Foram identificados três temas: compreensão do nexo saúde-comportamento, impacto da restrição de vida e apoio social. Os participantes compreenderam como a atividade física contribui para múltiplas dimensões da saúde e como a dieta contribui para a saúde física. Identificaram a socialização, a diversão e o  alívio do estresse como facilitadores da atividade física, e o conhecimento e o desejo por alimentos saudáveis como facilitadores para uma alimentação saudável. As barreiras incluíram instalações inadequadas, tempo insuficiente dentro das estruturas escolares atuais e apoio social inadequado dos professores. Barreiras de atividade física específicas do contexto de preocupações com a segurança da vizinhança e suporte familiar limitado também foram relatados. Os participantes tinham um conhecimento básico sobre alimentação saudável, mas mostraram pouca motivação para melhorar sua dieta. Em conclusão, os resultados deste estudo sugerem que a melhoria das oportunidades de tempo seguro ao ar livre, apoio social e disponibilidade de alimentos saudáveis seria útil para explorar para promover os comportamentos de saúde de adolescentes mexicanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Bray GA, Kim KK, Wilding JPH. Obesity: a chronic relapsing progressive disease process. A position statement of the World Obesity Federation. Obes Rev. 2017;18(7):715–23. doi: https://doi.org/10.1111/obr.12551. DOI: https://doi.org/10.1111/obr.12551

Shamah-Levy T, Gaona-Pineda EB, Cuevas-Nasu L, Morales-Ruan C, Valenzuela-Bravo DG, Méndez-Gómez Humaran I, et al. Prevalencias de sobrepeso y obesidad en población escolar y adolescente de México. Ensanut Continua 2020-2022. Salud Publica Mex. 2023;65:s218–24. doi: https://doi.org/10.21149/14762. DOI: https://doi.org/10.21149/14762

Shamah-Levy T, Vielma-Orozco E, Heredia-Hernández O, Romero-Martínez M, Mojica-Cuevas J, Cuevas-Nasu L, et al. Encuesta nacional de salud y nutrición 2018-19. Resultados nacionales [Internet]. Instituto Nacional de Salud Pública, editor. Cuernavaca, México; 2020. Available from: https://www.insp.mx/produccion-editorial/novedades-editoriales/ensanut-2018-nacionales.

G.-Olvera A, Pacheco-Miranda S, Núñez EO, Aguilar-Farias N, Fernández IL, Jáuregui A. Implementation of physical education policies in elementary and middle schools in Mexico. Health Promot Int. 2021;26(2):460-70. doi: https://doi.org/10.1093/heapro/daaa068. DOI: https://doi.org/10.1093/heapro/daaa068

McClain AD, Chappuis C, Nguyen-Rodriguez ST, Yaroch AL, Spruijt-Metz D. Psychosocial correlates of eating behavior in children and adolescents: A review. Int J Behav Nutr Phys Act. 2009;6(1):54. doi: https://doi.org/10.1186/1479-5868-6-54. DOI: https://doi.org/10.1186/1479-5868-6-54

Martins J, Marques A, Peralta M, Palmeira A, da Costa FC. Correlates of physical activity in young people: A narrative review of reviews. Implications for physical education based on a socio-ecological approach. Retos. 2017;31(31):292–9. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i31.53505

Bauman AE, Reis RS, Sallis JF, Wells JC, Loos RJF, Martin BW. Correlates of physical activity: why are some people physically active and others not? Lancet. 2012;380(9838):258–71. doi: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(12)60735-1. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(12)60735-1

Bonvecchio A, Theodore F, Safdie M, Duque T, Villanueva MA, Torres C, et al. Contribution of formative research to design an environmental program for obesity prevention in schools in Mexico City. Salud Publ Mex. 2014;56:S139–47. DOI: https://doi.org/10.21149/spm.v56s2.5178

Gharib H, Galaviz KI, Lee RE, Safdie M, Tolentino L, Barquera S, et al. The Influence of Physical Education Lesson Context and Teacher Behaviour on Student Physical Activity in Mexico. Retos. 2015;(28):160–4. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i28.34949

Díaz‐Muñoz I, Lozada‐Tequeanes AL, Campos‐Nonato I, Franco‐Lares BS, Bonvecchio A. Physical Activity in Mexican High Schools. J. Sch. Health. 2022;92(9):873–81. doi: https://doi.org/10.1111/josh.13194. DOI: https://doi.org/10.1111/josh.13194

Patton MQ. Qualitative research & evaluation methods: integrating theory and practice. 4th ed. Thousand Oaks, Calif. London: Thousand Oaks, Calif. London: SAGE; 2015.

Centers for Disease Control and Prevention. Youth Risk Behavior Surveillance System. 2012.

Punch S. Interviewing strategies with young people: the ‘secret box’, stimulus material and task‐based activities. Child Soc. 2002;16(1):45–56. doi: https://doi.org/10.1002/chi.685. DOI: https://doi.org/10.1002/chi.685

Braun V, Clarke V, Weate P. Using thematic analysis in sport and exercise research. In: Brett Smith AS, editor. Routledge Handbook of Qualitative Research in Sport and Exercise. Taylor and Francis; 2016. p. 206–18. doi: https://doi.org/10.4324/9781315762012.ch15.

Brewer JD, Sparkes AC. Young people living with parental bereavement: Insights from an ethnographic study of a UK childhood bereavement service. Soc Sci Med. 2011;72(2):283–90. doi: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2010.10.032. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2010.10.032

Medina C, Jáuregui A, Campos-Nonato I, Barquera S. Prevalence and trends of physical activity in children and adolescents: Results of the Ensanut 2012 and Ensanut MC 2016. Salud Publ Mex. 2018;60(3):263–71. doi: https://doi.org/10.21149/8819. DOI: https://doi.org/10.21149/8819

Encuesta Nacional de Victimización y Percepción sobre Seguridad Pública. Encuesta Nacional de Victimización y Percepción sobre Seguridad Pública (ENVIPE) 2020 [Internet]. 2020 [cited 2023 Nov 26]. Available from: https://www.inegi.org.mx/programas/envipe/2020/.

Ferreira I, Van Der Horst K, Wendel-Vos W, Kremers S, Van Lenthe FJ, Brug J. Environmental correlates of physical activity in youth – a review and update. Obes Rev. 2007;8(2):129–54. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-789X.2006.00264.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-789X.2006.00264.x

Yu CY, Woo A. From Perception to Action: The Mediating Role of Parental Safety Concerns on Adolescents’ Physical Activity. J Phys Act Health. 2017;14(8):652–9. doi: https://doi.org/10.1123/jpah.2016-0649. DOI: https://doi.org/10.1123/jpah.2016-0649

Jauregui A, Villalpando S, Rangel-Baltazar E, Castro-Hernandez J, Lara-Zamudio Y, Mendez-Gomez-Humaran I. The physical activity level of Mexican children decreases upon entry to elementary school. Salud Publ Mex. 2011;53(3):228–36.

Ridgers ND, Stratton G, Fairclough SJ. Physical activity levels of children during school playtime. Sports Med. 2006;36(4):359–71. doi: https://doi.org/10.2165/00007256-200636040-00005. DOI: https://doi.org/10.2165/00007256-200636040-00005

Jennings-Aburto N, Nava F, Bonvecchio A, Safdie M, González-Casanova I, Gust T, et al. Physical activity during the school day in public primary schools in Mexico City. Salud Publ Mex. 2009;51(2):141–7. doi: https://doi.org/10.1590/s0036-36342009000200010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0036-36342009000200010

Boone-Heinonen J, Casanova K, Richardson AS, Gordon-Larsen P. Where can they play? Outdoor spaces and physical activity among adolescents in U.S. urbanized areas. Prev Med (Baltim). 2010;51(3):295–8. doi: https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2010.07.013. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ypmed.2010.07.013

Gray C, Gibbons R, Larouche R, Sandseter EBH, Bienenstock A, Brussoni M, et al. What Is the Relationship between Outdoor Time and Physical Activity, Sedentary Behaviour, and Physical Fitness in Children? A Systematic Review. Int J Environ Res Public Health. 2015;12(6):6455–74. doi: https://doi.org/10.3390/ijerph120606455. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph120606455

Ryan, Deci. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. Deci EL, editor. New York, New York, London, [England]: New York, New York, London, England: The Guilford Press; 2017. DOI: https://doi.org/10.1521/978.14625/28806

Li J, Fenton N, Thayer S, Russell C, Gray M. Understanding Motivations: Exploring Adolescents Perceptions and Experiences of Physical Activity-Nutrition Program. Univers J Public Health. 2015;3(3):103–11. doi: https://doi.org/10.13189/ujph.2015.030301. DOI: https://doi.org/10.13189/ujph.2015.030301

Casey MM, Eime RM, Payne WR, Harvey JT. Using a Socioecological Approach to Examine Participation in Sport and Physical Activity Among Rural Adolescent Girls. Qual Health Res. 2009;19(7):881–93. doi: https://doi.org/10.1177/1049732309338198. DOI: https://doi.org/10.1177/1049732309338198

Chung SJ, Ersig AL, McCarthy AM. The Influence of Peers on Diet and Exercise Among Adolescents: A Systematic Review. J Pediatr Nurs. 2017;36:44–56. doi: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2017.04.010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2017.04.010

Wright MS, Wilson DK, Griffin S, Evans A. A qualitative study of parental modeling and social support for physical activity in underserved adolescents. Health Educ Res. 2010;25(2):224–32. doi: https://doi.org/10.1093/her/cyn043. DOI: https://doi.org/10.1093/her/cyn043

Théodore F, Juárez-Ramírez C, Cahuana-Hurtado L, Blanco I, Tolentino-Mayo L, Bonvecchio A. Barreras y oportunidades para la regulación de la publicidad de alimentos y bebidas dirigida a niños en México. Salud Públ. Méx. 2014;56:S123–9. doi: https://doi.org/10.21149/spm.v56s2.5177. DOI: https://doi.org/10.21149/spm.v56s2.5177

Koehn S, Gillison F, Standage M, Bailey J. Life transitions and relevance of healthy living in late adolescence. J Health Psychol. 2016;21(6):1085–95. doi: https://doi.org/10.1177/1359105314546340. DOI: https://doi.org/10.1177/1359105314546340

Downloads

Publicado

2024-06-20

Como Citar

1.
Argumedo G, Standage M, Curran T, Gillison F. “É um pouco irritante estar preso” - uma exploração das barreiras e facilitadores percebidos pelos adolescentes mexicanos para a prática de atividade física e alimentação saudável. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 20º de junho de 2024 [citado 2º de julho de 2024];29:1-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15182

Edição

Seção

Artigos Originais