O uso das mídias digitais como ferramenta de divulgação científica sobre atividade física e saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0331

Palavras-chave:

Redes sociais, Comunicação científica, Atividade física, Saúde

Resumo

Compreendendo o ambiente digital como um importante espaço para aumentar a interação com comunicação científica e aproximação entre as pessoas, desde o início de suas atividades, a gestão 2020–22 da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS) intensificou sua participação nas redes sociais. O presente ensaio descreve os processos de estruturação e planejamento, assim como a progressão do trabalho desenvolvido nas redes sociais da SBAFS. Dessa forma, pode-se destacar a criação de uma equipe de colaboradoras voluntárias para o trabalho nas mídias sociais (página e endereço eletrônicos, ®Facebook, ®Instagram, ®Twitter e ®Youtube), partindo-se de planejamento e plano de trabalho contínuo, centrados na disseminação estratégica dos conhecimentos, avanços e interações com pessoas interessadas nos distintos assuntos que permeiam o tema atividade física e saúde. No ®Instagram, a partir da maior frequência de conteúdos postados, foi notável o aumento no número de seguidores, e, consequentemente, de interações. O ®Twitter também apresentou resultados expressivos, com um aumento de 23,2% de visitas ao perfil e 18,8% de impressões na quantidade de visualizações (“tweets”). Devido ao trabalho desenvolvido, aumentou-se consideravelmente a capilarização das ações da SBAFS entre as pessoas interessadas sobre o assunto. Isso pode ser explicado, pois, com o início da pandemia da COVID-19, viu-se a emergência das interações por meio digital e, por isso, foi identificado um maior engajamento com o conteúdo do perfil. Tais informações ratificam a utilidade das redes sociais como instrumento de divulgação científica de forma rápida, dinâmica, amplamente acessível, atrativa, interativa e prática.

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Publicado

2024-06-04

Como Citar

1.
Pinheiro IKA dos S, Brunheroti K de A, Silva AFAC da, Valle MB do, Camargo EM de, Guerra PH. O uso das mídias digitais como ferramenta de divulgação científica sobre atividade física e saúde. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 4º de junho de 2024 [citado 8º de dezembro de 2024];29:1-5. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15178

Edição

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Seção Especial