Efeitos dos jogos e brincadeiras na cognição e desempenho escolar de crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0315

Palavras-chave:

Atividade física, Jogos, Infância, Cognição, Desempenho escolar

Resumo

O presente estudo teve como objetivo examinar os impactos de um programa de 12 semanas envolvendo jogos e brincadeiras na cognição e no desempenho escolar de crianças. Trata-se de um estudo quase-experimental, com grupos de crianças do quarto ano do ensino fundamental, com idades entre 8 e 11 anos. O “Grupo de Intervenção (n = 27)” participou das atividades de Jogos e Brincadeiras, enquanto o “Grupo Controle (n =24)” não participou. Ambos os grupos foram submetidos a avaliações abrangendo dados de caracterização, atenção visual (TAVIS-4), flexibilidade cognitiva (Teste das Trilhas), bem como habilidades em aritmética, leitura e linguagem (Teste de Desempenho Escolar), antes e após a intervenção. O programa de intervenção estruturado a partir de jogos e brincadeiras ocorreu três vezes por semana, com duração de 50 minutos cada encontro, durante 12 semanas. Alguns exemplos de jogos e brincadeiras realizados ao longo da intervenção incluíram: “queimado xadrez”, “pega-pega” e “dono da rua”. Referente à análise estatística foi utilizada a ANOVA two-way para verificar a diferença entre os grupos antes e após o programa de intervenção. Os jogos e brincadeiras geraram efeito na diminuição dos erros por omissão no teste de atenção seletiva. Também apresentou diminuição do tempo despendido na tarefa “B” do Teste de Trilhas, além do aumento no escore Total do Teste de Desempenho Escolar. Podemos concluir que um programa de intervenção com jogos e brincadeiras gerou efeitos positivos na cognição e no desempenho escolar destas crianças.

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Publicado

2023-11-21

Como Citar

1.
Nascimento TA do, Silva HVA da, Ribas JC de O, Florêncio Junior PG, Alexandre IG, Merege-Filho CAA, et al. Efeitos dos jogos e brincadeiras na cognição e desempenho escolar de crianças. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 21º de novembro de 2023 [citado 3º de julho de 2024];28:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15099

Edição

Seção

Artigos Originais