Ambiente do bairro e da escola e sua associação com atividade física diária e uso de telas

Autores

  • Lizziane Andrade Dias Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-4611-9632
  • Gilmar Mercês de Jesus Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Feira de Santana, Bahia, Brasil. Universidade Estadual de Feira de Santana, Departamento de Saúde, Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-1702-217X
  • Anna Karolina Cerqueira Barros Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9329-5308
  • Graciete Oliveira Vieira Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva, Feira de Santana, Bahia, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5354-718X

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0300

Palavras-chave:

Ambiente construído, Atividade motora, Comportamento sedentário

Resumo

O objetivo deste estudo transversal foi analisar a associação entre ambiente construído no bairro e na escola e atividade física diária (AFD) e uso de telas diário (TD) entre estudantes de diferentes padrões de comportamentos. Participaram estudantes (9,1 ± 1,38 anos, 53,2% meninas) do 2º ao 5º ano de escolas públicas (n = 2.384) da cidade de Feira de Santana, BA. Atividades físicas e comportamentos sedentários foram avaliadas através de questionário online (Web-CAAFE) e utilizadas para definir os padrões de comportamentos por análise de cluster, segmentada por sexo. Ambiente construído na escola (parquinho e espaços cobertos para atividades físicas) e no bairro (quadras esportivas, campos de futebol, parques e praças) foram as exposições. Os desfechos, AFD e TD, foram obtidos pelos somatórios dos relatos de um dia. Modelos de regressão binomial negativa, controlados por idade e escore-z de Índice de Massa Corporal, estimaram razões de prevalência (RP) e intervalos de confiança de 95% (IC95%). A AFD associou-se a praças entre meninas “Jogadoras ativas” (RP = 1,35; IC95%: 1,09 - 1,68) e a Espaços cobertos para atividades físicas entre “sedentárias/executoras de tarefas domésticas” (RP = 0,86; IC95%: 075 - 0,97). Entre meninos “sedentários em atividades acadêmicas” a AFD associou-se a Campos de futebol (RP = 1,20; IC95%: 1,02 - 1,42) e TD a Parquinho (RP = 1,17; IC95%: 1,00 - 1,37). TD também foi associado a Espaços cobertos para atividade física entre “sedentários em telas” (RP = 1,28; IC95%: 1,04 - 1,57). AFD e TD de meninos e meninas com diferentes padrões de comportamento foram associados a diversos fatores do ambiente construído.

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Publicado

2023-07-27

Como Citar

1.
Dias LA, Jesus GM de, Barros AKC, Vieira GO. Ambiente do bairro e da escola e sua associação com atividade física diária e uso de telas. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 27º de julho de 2023 [citado 12º de dezembro de 2024];28:1-10. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15051

Edição

Seção

Artigos Originais