Status social subjetivo e a qualidade de vida em estudantes do ensino fundamental

Autores

  • Giselly Cristiny Moreira Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e Esporte, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6073-2367
  • Geraldo Jose Ferrari Junior Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e Esporte, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9739-3220
  • Rubian Diego Andrade Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de fora, Minas Gerais, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0338-230X
  • Thaís Silva Beltrame Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e Esporte, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-5636-1313
  • Érico Pereira Gomes Felden Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde e Esporte, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6924-122X

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0333

Palavras-chave:

Qualidade de vida, Status subjetivo, Estudantes, Educação física

Resumo

Este estudo teve o objetivo de descrever e relacionar a qualidade de vida e o Status Social Subjetivo (SSS) na escola e nas aulas de educação física em estudantes do ensino fundamental. Estudo transversal com 875 estudantes do ensino fundamental do município de Palhoça, Santa Catarina. A qualidade de vida foi analisada por meio do Pediatric Quality of Life InventoryTM versão 4.0 (PedsQL 4.0) e o SSS foi investigado por meio da escala de MacArthur adaptada para estudantes brasileiros para o ambiente escolar e aulas de educação física. Os domínios da qualidade de vida que apresentaram menores pontuações foram os relacionados aos sentimentos (61,4 pontos) e à escola (70,3 pontos). A questão “eu sinto raiva” obteve menor pontuação (50,8 pontos), seguida da questão “eu me preocupo com o que vai acontecer comigo” (53,1 pontos), ambas do domínio sentimentos. Um total de 37,1% e 25% dos estudantes apresentaram percepção de SSS negativa nas aulas de educação física e na escola, respectivamente. Os estudantes com a percepção negativa de SSS tiveram piores escores de qualidade de vida. Diante dos resultados destacam-se as pontuações baixas de qualidade de vida, especialmente com relação aos sentimentos e escola por parte dos estudantes, e os percentuais altos de percepção negativa de SSS.

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

1.
Moreira GC, Ferrari Junior GJ, Andrade RD, Beltrame TS, Felden Érico PG. Status social subjetivo e a qualidade de vida em estudantes do ensino fundamental. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 13º de junho de 2024 [citado 8º de dezembro de 2024];29:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15043

Edição

Seção

Artigos Originais