Intervenções nas aulas de educação física e a saúde mental de escolares: Estudo de protocolo

Autores/as

  • Gicele de Oliveira Karini da Cunha Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas, Departamento de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0493-0195
  • Tiago Wally Hartwig Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Bagé, Departamento de Educação Física, Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil. Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9582-1826
  • Gabriel Gustavo Bergmann Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6275-0232

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0302

Palabras clave:

Ansiedade, Depressão, Exercício, Estudantes, Ensaio clínico

Resumen

A ansiedade e a depressão compõem importantes problemas de saúde mental entre os jovens. O exercício físico tem se mostrado efetivo na prevenção e atenuação desses problemas. No entanto, mais estudos considerando diferentes tipos e contextos de prática são necessários para melhor compreensão dos efeitos do exercício físico na saúde mental desta população. Este artigo descreve o protocolo de um ensaio clínico randomizado que tem como objetivo principal avaliar os efeitos da inserção de exercícios respiratórios diafragmáticos (grupo intervenção 1; GI-1), cardiorrespiratórios e de força (GI-2), e atividades esportivas cooperativas (GI-3) durante aulas de Educação Física (EF) na saúde mental de adolescentes. Participarão do estudo escolares adolescentes (14 a 19 anos) de dois campi do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) randomizados nos três grupos intervenção (GI-1; GI-2; GI-3) e em um grupo comparador (GC). A intervenção terá duração de 12 semanas e acontecerá durante as aulas de EF tendo duas sessões semanais em um dos campi e três no outro. A saúde mental será considerada a partir dos sintomas de ansiedade e depressão. Como desfechos secundários serão analisados o autoconceito, qualidade de vida, falhas cognitivas, indicadores de sono e de aptidão física. Variáveis demográficas, socioeconômicas, antropométricas, clínicas e comportamentais também serão analisadas. As medidas serão realizadas pré e pós-intervenção e os efeitos serão analisados quanto ao tempo, grupos e interação grupos*tempo. As hipóteses são que os grupos intervenção reduzirão os sintomas de ansiedade e depressão comparados ao GC, e que o GI-3 (atividades esportivas cooperativas) apresentará benefícios adicionais à saúde mental.

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Publicado

2023-07-27

Cómo citar

1.
Cunha G de OK da, Hartwig TW, Bergmann GG. Intervenções nas aulas de educação física e a saúde mental de escolares: Estudo de protocolo. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 27 de julio de 2023 [citado 18 de mayo de 2024];28:1-9. Disponible en: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15012

Número

Sección

Protocolos de estudios sobre actividad física y salud