Intervenções nas aulas de educação física e a saúde mental de escolares: Estudo de protocolo

Autores

  • Gicele de Oliveira Karini da Cunha Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Pelotas, Departamento de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0493-0195
  • Tiago Wally Hartwig Instituto Federal Sul-rio-grandense, Campus Bagé, Departamento de Educação Física, Bagé, Rio Grande do Sul, Brasil. Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9582-1826
  • Gabriel Gustavo Bergmann Universidade Federal de Pelotas, Escola Superior de Educação Física, Pelotas, Rio Grande do Sul, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6275-0232

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.28e0302

Palavras-chave:

Ansiedade, Depressão, Exercício, Estudantes, Ensaio clínico

Resumo

A ansiedade e a depressão compõem importantes problemas de saúde mental entre os jovens. O exercício físico tem se mostrado efetivo na prevenção e atenuação desses problemas. No entanto, mais estudos considerando diferentes tipos e contextos de prática são necessários para melhor compreensão dos efeitos do exercício físico na saúde mental desta população. Este artigo descreve o protocolo de um ensaio clínico randomizado que tem como objetivo principal avaliar os efeitos da inserção de exercícios respiratórios diafragmáticos (grupo intervenção 1; GI-1), cardiorrespiratórios e de força (GI-2), e atividades esportivas cooperativas (GI-3) durante aulas de Educação Física (EF) na saúde mental de adolescentes. Participarão do estudo escolares adolescentes (14 a 19 anos) de dois campi do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) randomizados nos três grupos intervenção (GI-1; GI-2; GI-3) e em um grupo comparador (GC). A intervenção terá duração de 12 semanas e acontecerá durante as aulas de EF tendo duas sessões semanais em um dos campi e três no outro. A saúde mental será considerada a partir dos sintomas de ansiedade e depressão. Como desfechos secundários serão analisados o autoconceito, qualidade de vida, falhas cognitivas, indicadores de sono e de aptidão física. Variáveis demográficas, socioeconômicas, antropométricas, clínicas e comportamentais também serão analisadas. As medidas serão realizadas pré e pós-intervenção e os efeitos serão analisados quanto ao tempo, grupos e interação grupos*tempo. As hipóteses são que os grupos intervenção reduzirão os sintomas de ansiedade e depressão comparados ao GC, e que o GI-3 (atividades esportivas cooperativas) apresentará benefícios adicionais à saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ledochowski L, Stark R, Ruedl G, Kopp M. Physical activity as therapeutic intervention for depression. Nervenarzt. 2017;88(7):765–78. DOI: https://doi.org/10.1007/s00115-016-0222-x

World Health Organization. Depression and other common mental disorders: global health estimates [Online]. 2017 [Acesso em 6 de Julho de 2022]. p. 01–24. Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/254610/WHO-MSD-MER-2017.2-eng.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

Gómez-Baya D, Calmeiro L, Gaspar T, Marques A, Loureiro N, Peralta M, et al. Longitudinal association between sport participation and depressive symptoms after a two-year follow-up in mid-adolescence. Int J Environ Res Public Health. 2020;17(20):1–11. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph17207469

Piñeiro-Cossio J, Fernández-Martínez A, Nuviala A, Pérez-Ordás R. Psychological wellbeing in physical education and school sports: A systematic review. Int J Environ Res Public Health. 2021;18(3):1–16. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph18030864

Schuch FB, Vancampfort D, Firth J, Rosenbaum S, Ward PB, Silva ES, et al. Physical activity and incident depression: A meta-analysis of prospective cohort studies. Am J Psychiatry. 2018;175(7):631–48. DOI: https://doi.org/10.1176/appi.ajp.2018.17111194

Werner-Seidler A, Perry Y, Calear AL, Newby JM, Christensen H. School-based depression and anxiety prevention programs for young people: A systematic review and meta-analysis. Clin Psychol Rev. 2017;51:30–47. DOI: https://doi.org/10.1016/j.cpr.2016.10.005

Bordoni B, Purgol S, Bizzarri A, Modica M, Morabito B. The Influence of Breathing on the Central Nervous System. Cureus. 2018;10(6):1–8. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6070065/. DOI: https://doi.org/10.7759/cureus.2724

Wassenaar TM, Wheatley CM, Beale N, Nichols T, Salvan P, Meaney A, et al. The effect of a one-year vigorous physical activity intervention on fitness, cognitive performance and mental health in young adolescents: the Fit to Study cluster randomised controlled trial. Int J Behav Nutr Phys Act. 2021;18(1):1–15. DOI: https://doi.org/10.1186/s12966-021-01113-y

Heijnen S, Hommel B, Kibele A, Colzato LS. Neuromodulation of aerobic exercise-A review. Front Psychol. 2016;6(JAN):1–6. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01890

Tsai CL, Ukropec J, Ukropcová B, Pai MC. An acute bout of aerobic or strength exercise specifically modifies circulating exerkine levels and neurocognitive functions in elderly individuals with mild cognitive impairment. NeuroImage Clin. 2018;17(1):272–84. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nicl.2017.10.028

Pluhar E, McCracken C, Griffith KL, Christino MA, Sugimoto D, Meehan WP. Team sport athletes may be less likely to suffer anxiety or depression than individual sport athletes. J Sport Sci Med. 2019;18(3):490–6.

Chan A, Tetzlaff JM, Altman DG, Laupacis A, Gotzsche P, Krleza-Jeric K. SPIRIT 2013 Statement: Defining standard protocol items for clinical trials. Ann Intern Med. 2013;158(3):200–7. DOI: https://doi.org/10.7326/0003-4819-158-3-201302050-00583

Brown HE, Pearson N, Braithwaite RE, Brown WJ, Biddle SJH. Physical activity interventions and depression in children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. Sport Med. 2013;43(3):195–206. DOI: https://doi.org/10.1007/s40279-012-0015-8

IBGE. Pesquisa Nacional de Saúde Escolar. Rio de Janeiro; 2019.

Hopper SI, Murray SL, Ferrara LR, Singleton JK. Effectiveness of diaphagmatic breathing for reducing physiological and psychological strees in adults: a quantitative systematic review. JBI Database Syst Rev Implement Reports. 2019; 17(9):1855-76. DOI: https://doi.org/10.11124/JBISRIR-2017-003848

Chen YF, Huang XY, Chien CH, Cheng JF. The effectiveness of diaphragmatic breathing relaxation training for reducing anxiety. Perspect Psychiatr Care. 2016;53(4):329–36.

Busch V, Magerl W, Kern U, Haas J, Hajak G, Eichhammer P. The effect of deep and slow breathing on pain perception, autonomic activity, and mood processing-an experimental study. Pain Med. 2012;13(2):215–28. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1526-4637.2011.01243.x

Sundram BM, Dahlui M, Chinna K. Taking my breath away by keeping stress at bay: an employee assistance program in the automotive assembly plant. Iran J Public Health. 2014;43(3):263-72.

Kraemer WJ, Ratamess NA. Fundamentals of resistance training: progression and exercise prescription. Med Sci Sports Exerc. 2004;36(4):674–88. DOI: https://doi.org/10.1249/01.MSS.0000121945.36635.61

Foster C. Monitoring training in athletes with reference to overtraining syndrome. Med Sci Sports Exerc. 1998; 30(7):1164-68. DOI: https://doi.org/10.1097/00005768-199807000-00023

Fernández-Rio J. Another step in models-based practice: hybridizing Cooperative Learning and Teaching for Personal and Social Responsibility. J Phys Educ Recreat Danc. 2014;85(7):3-5 DOI: https://doi.org/10.1080/07303084.2014.937158

Fernández-Rio JM, Méndez-Giménez A. El Aprendizaje Cooperativo: modelo pedagógico para educación física. Retos. 2016;2041(29):201-6. DOI: https://doi.org/10.47197/retos.v0i29.38721

Rosenthal JA. Qualitative descriptors of strength of association and effect size. J Soc Serv Res. 1996;21(4):37–59. DOI: https://doi.org/10.1300/J079v21n04_02

Chen YF, Huang XY, Chien CH, Cheng JF. The effectiveness of diaphragmatic breathing relaxation training for reducing anxiety. Perspect Psychiatr Care. 2017;53(4):329–36. DOI: https://doi.org/10.1111/ppc.12184

Stella SG, Vilar AP, Lacroix C, Fisberg M, Santos RF, Mello MT, et al. Effects of type of physical exercise and leisure activities on the depression scores of obese brazilian adolescent girls. Brazilian J Med Biol Res. 2005;38:1683–9. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-879X2005001100017

Vancini RL, Rayes ABR, de Lira CAB, Sarro KJ, Andrade MS. O treinamento de Pilates e aeróbio melhoram os níveis de depressão, ansiedade e qualidade de vida em indivíduos com sobrepeso e obesidade. Arq Neuropsiquiatr. 2017;75(12):850–7. DOI: https://doi.org/10.1590/0004-282x20170149

Johnston SA, Roskowski C, He Z, Kong L, Chen W. Effects of team sports on anxiety, depression, perceived stress, and sleep quality in college students. J Am Coll Heal. 2021;69(7):791–7. DOI: https://doi.org/10.1080/07448481.2019.1707836

Hamasaki H. Effects of diaphragmatic breathing on health: a narrative review. Medicines. 2020;7(5):1-19. DOI: https://doi.org/10.3390/medicines7100065

Rodriguez-Ayllon M, Cadenas-Sánchez C, Estévez-López F, Muñoz NE, Mora-Gonzalez J, Migueles JH et al. Role of physical activity and sedentary behavior in the mental health of preschoolers, children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. Sports Med. 2019;49(9):1383-1410. DOI: https://doi.org/10.1007/s40279-019-01099-5

Doré I, O’Loughlin JL, Schnitzer ME, Data GD, Fournier L. The longitudinal association between the context of physical activity and mental health in early adulthood. Ment Health Phys Act. 2018;14:121-130. DOI: https://doi.org/10.1016/j.mhpa.2018.04.001

Downloads

Publicado

2023-07-27

Como Citar

1.
Cunha G de OK da, Hartwig TW, Bergmann GG. Intervenções nas aulas de educação física e a saúde mental de escolares: Estudo de protocolo. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 27º de julho de 2023 [citado 2º de julho de 2024];28:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/15012

Edição

Seção

Protocolos de estudos em atividade física e saúde