Projeto Toy Box: estimulando a atividade física ao brincar em família durante a pandemia de COVID-19

Autores

  • Raiane Maiara dos Santos Pereira Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Centro Universitário Euro Americano, Programa de Graduação em Educação Física, Brasília, Distrito Federal, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9483-2518
  • Rafael dos Santos Cruz Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Brasília, Distrito Federal, Brasil https://orcid.org/0000-0002-9118-3812
  • Claudia Dias Leite Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Brasília, Distrito Federal, Brasil. Centro Universitário Projeção, Programa de Graduação em Educação Física, Brasília, Distrito Federal, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-8062-7916
  • Isabela Almeida Viana Ramos Universidade Católica de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Brasília, Distrito Federal, Brasil.Centro Universitário Projeção, Programa de Graduação em Educação Física, Brasília, Distrito Federal, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-3651-9966

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.29e0329

Palavras-chave:

Criança, Comportamento sedentário, Jogos e brinquedos

Resumo

Apesar da alta incidência do comportamento sedentário na infância, brincadeira popular em família pode estimular o estilo de vida saudável. Objetivou-se analisar o impacto da disponibilização de uma caixa com brinquedos populares no nível de atividade física (NAF) de crianças. 33 crianças de 7 a 11 anos, foram divididas em: grupo controle, sem intervenção, (GC, n = 12, ♂ = 4, ♀ = 8) e grupo experimental (GE, n= 21, ♂ = 6, ♀ = 14), que recebeu uma caixa com brinquedos populares para interagir com a família por 1 mês. O NAF foi mensurado pelo do Questionário do Dia Típico de Atividade Física – DAFA. A ANOVA para medidas repetidas de dois fatores não revelou diferença significativa entre os momentos (p = 0,382), e nem na interação grupos*momentos (p = 0,666). Contudo, notou-se que o GE teve um aumento maior no NAF após a intervenção (Δ = 2,45 ± 10,55) comparado ao GC (Δ = 0,83 ± 9,40). Além de uma frequência maior de crianças do GE se tornando mais ativas (pré: 25%; pós: 40%) comparado ao GC (pré e pós: 67%). Concluiu-se que apesar da intervenção com brinquedos populares não ter resultado em diferença estatisticamente significativa no NAF das crianças analisadas, as diferenças clínicas demonstram que o Projeto Toy Box tem potencialidade para resultados promissores no NAF, sugerindo continuidade do estudo.

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Publicado

2024-05-31

Como Citar

1.
Pereira RM dos S, Cruz R dos S, Leite CD, Ramos IAV. Projeto Toy Box: estimulando a atividade física ao brincar em família durante a pandemia de COVID-19. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 31º de maio de 2024 [citado 2º de julho de 2024];29:1-8. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14980

Edição

Seção

Artigos Originais