Desenvolvimento adicional do Affordances for Motor Behavior of Schoolchildren: versão estandardizada e sistema de pontuação
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0277Palavras-chave:
Habilidades motoras, Criança, Ambiente, SaúdeResumo
Mapear e avaliar os contextos regulares que escolares frequentam é de grande importância para a compreensão do comportamento motor. Esta comunicação tem como objetivo apresentar o sistema de pontuação e padronização do Affordances for Motor Behavior of Schoolchildren (AMBS), recentemente apresentado à comunidade científica e educacional. O AMBS foi desenvolvido para avaliar os sistemas interdependentes das crianças, como casa, escola e atividades esportivas, que podem influenciar o desenvolvimento motor, a aprendizagem motora e a competência motora de crianças de 6 a 10 anos. O questionário foi respondido por 377 famílias brasileiras. As pontuações brutas de cada uma das três subescalas (casa, materiais e escola) foram transformados em pontuações padrão, variando de muito baixo a muito alto. As subescalas AMBS foram classificadas em muito baixo (1º quartil), baixo (2º quartil), bom (3º quartil) e muito bom (4º quartil). A pontuação bruta total do AMBS é resultado da soma das pontuações padrão das três subescalas e pode ser classificada em três categorias, variando de um AMBS baixo a alto. Assim, os escores totais da AMBS foram classificados em baixo (1º tercil), médio (2º tercil) e alto (3º tercil). Esperamos que as pontuações brutas e padrão da AMBS possam ser utilizadas por pesquisadores, pais e profissionais clínicos/educacionais para avaliar as affordances das crianças visando melhor entendimento do comportamento motor.
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