Desenvolvimento adicional do Affordances for Motor Behavior of Schoolchildren: versão estandardizada e sistema de pontuação
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.27e0277Palavras-chave:
Habilidades motoras, Criança, Ambiente, SaúdeResumo
Mapear e avaliar os contextos regulares que escolares frequentam é de grande importância para a compreensão do comportamento motor. Esta comunicação tem como objetivo apresentar o sistema de pontuação e padronização do Affordances for Motor Behavior of Schoolchildren (AMBS), recentemente apresentado à comunidade científica e educacional. O AMBS foi desenvolvido para avaliar os sistemas interdependentes das crianças, como casa, escola e atividades esportivas, que podem influenciar o desenvolvimento motor, a aprendizagem motora e a competência motora de crianças de 6 a 10 anos. O questionário foi respondido por 377 famílias brasileiras. As pontuações brutas de cada uma das três subescalas (casa, materiais e escola) foram transformados em pontuações padrão, variando de muito baixo a muito alto. As subescalas AMBS foram classificadas em muito baixo (1º quartil), baixo (2º quartil), bom (3º quartil) e muito bom (4º quartil). A pontuação bruta total do AMBS é resultado da soma das pontuações padrão das três subescalas e pode ser classificada em três categorias, variando de um AMBS baixo a alto. Assim, os escores totais da AMBS foram classificados em baixo (1º tercil), médio (2º tercil) e alto (3º tercil). Esperamos que as pontuações brutas e padrão da AMBS possam ser utilizadas por pesquisadores, pais e profissionais clínicos/educacionais para avaliar as affordances das crianças visando melhor entendimento do comportamento motor.
Downloads
Referências
Barnett L, Hnatiuk J, Salmon J, Hesketh K. Modifiable factors which predict children’s gross motor competence: A prospective cohort study. Int J Behav Nutr Phys Act. 2019;16(1):1–11.
Bronfenbrenner U. The bioecological model from a life course perspective: Reflections of a participant observer. 1995.
Caçola P, Gabbard C, Montebelo M, Santos D. Further Development and Validation of the Affordances in the Home Environment for Motor Development–Infant Scale (AHEMD-IS). Phys Ther. 2015;95(6):901–23.
Flôres F, Rodrigues LP, Luz C, Cordovil R. Cross-cultural comparisons of motor competence in southern Brazilian and Portuguese schoolchildren. Motriz. 2021;27(e10210018420).
Bronfenbrenner U. Contexts of child rearing: Problems and prospects. Am Psychol. 1979;34(10):844.
Flôres F, Rodrigues LP, Copetti F, Lopes F, Cordovil R. Affordances for Motor Skill Development in Home, School, and Sport Environments: A Narrative Review. Percept Mot Skills. 2019;126(3):003151251982927.
Flôres F, Rodrigues LP, Cordovil R. Development and construct validation of a questionnaire for measuring affordances for motor behavior of schoolchildren. J Mot Learn Dev. 2021;In press:1–19.
Gibson JJ. The senses considered as perceptual systems. 1966 [cited 2019 Mar 29]; Available from: https://psycnet.apa.org/record/1966-35026-000
Bronfenbrenner U, Ceci SJ. Heredity, environment, and the question" How?": A first approximation. 1993;
Gibson JJ. The theory of affordances: The Ecological Approach to Visual Perception. Boston: Houghton Miffin; 1979.
Silva S, Flôres F, Corrêa S, Cordovil R, Copetti F. Mother’s Perception of Children’s Motor Development in Southern Brazil. Percept Mot Skills. 2017;124(1):72–85.
Niemistö D, Barnett L, Cantell M, Finni T, Korhonen E, Sääkslahti A. Socioecological correlates of perceived motor competence in 5 ‐ to 7 ‐ year ‐ old Finnish children. Scand J med Sci Sport. 2019;29:753–65.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.