Validade e clareza dos conceitos e terminologias do Guia de Atividade Física para a População Brasileira
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0212Palavras-chave:
Atividade motora, Terminologia, Brasil, Promoção da saúdeResumo
Nosso objetivo foi avaliar a validade e a clareza dos conceitos e terminologias adotados na elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira (Guia). O Grupo de Trabalho Domínios da Atividade Física (GT Domínios) conduziu a avaliação da validade e da clareza dos conceitos e terminologias relacionados a atividade física (AF), comportamento sedentário, domínios (tempo livre, deslocamento, trabalho ou estudo e tarefas domésticas) e intensidades da AF (leve, moderada e vigorosa), em três etapas: 1- Proposição dos conceitos; 2- Escuta com pesquisadores (dois momentos); 3- Consulta pública. Os conceitos propostos pelo GT Domínios foram baseados em guias internacionais, artigos científicos, relatórios nacionais e conhecimentos técnico-científicos-acadêmicos dos integrantes do GT Domínios, discutidos em reuniões (etapa 1). Na escuta com pesquisadores (etapa 2) foram testadas a validade e a clareza dos conceitos em dois momentos. Participaram 70 e 40 pesquisadores vinculados aos outros GT do Guia no primeiro e segundo momentos, respectivamente. Em ambas as escutas, todos os conceitos apresentaram índice de concordância para validade e clareza igual ou superior a 80%. As sugestões convergentes indicadas na etapa 2 foram incluídas e novas versões dos conceitos foram disponibilizadas para a terceira etapa (consulta pública), realizada pelo Ministério da Saúde. Foram realizadas 14 sugestões relacionadas aos conceitos que foram aceitas e incorporadas ao texto do Guia, quando pertinentes. Conclui-se que os conceitos e terminologias relacionados a AF propostos pelo GT Domínios para compor o Guia, após a avaliação de pesquisadores especialistas e da população consultada, são válidos e claros.
Downloads
Referências
World Health Organization. Guidelines on Physical Activity and Sedentary Behaviour. 2020; Disponível em: < https://www.who.int/publications/i/item/9789240015128 > [2021 janeiro].
Brasil. Vigitel Brasil 2019: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2019. 2020; Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/vigitel_brasil_2019_vigilancia_fatores_risco.pdf > [2021 janeiro].
World Health Organization. Global recommendations on physical activity for health. 2010; Disponível em: < https://www.who.int/publications/i/item/9789241599979> [2021 janeiro].
Department of Health. UK Chief Medical Officer´s physical activity guidelines. 2019; Disponível em: <https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/832868/uk-chief-medical-officers-physical-activity-guidelines.pdf> [2021 janeiro].
U.S. Department of Health and Human Services. Physical Activity Guidelines for Americans. Physical Activity Guidelines for Americans. 2018; Disponível em: < https://health.gov/sites/default/files/2019-09/Physical_Activity_Guidelines_2nd_edition.pdf> [2021 janeiro].
Canadian Society for Exercise Physiology; Canadian Physical Activity Guidelines. Canadian Sedentary Behaviour Guidelines. 2012; Disponível em: < https://ymca.ca/CWP/media/YMCA-
National/Documents/Our%20Impact%20page%20resources/CSEP_Guidelines_Handbook.pdf> [2021 janeiro].
Ministerio de Sanidad, Servicios Sociales e Igualdad. Actividad Física para la Salud y Reducción del Sedentarismo: Recomendaciones para la población. 2015. Disponível em: <https://www.mscbs.gob.es/profesionales/saludPublica/prevPromocion/Estrategia/docs/Recomendaciones_ActivFisica_para_la_Salud.pdf > [2021 janeiro].
Department of Health and Children. The National Guidelines on Physical Activity for Ireland. 2009; Disponível em: <https://www.hse.ie/eng/about/who/healthwellbeing/our-priority-programmes/heal/heal-docs/the-national-guidelines-on-physical-activity-for-ireland.pdf> [2021 janeiro].
Piggin J. What is physical activity? A holistic definition for teachers, researchers and policy makers. Front Sports Act Living. 2020; 2(72):e-2-7.
Haskell WL, Lee I, Pate RR, Powell KE, Blair SN, Franklin BA, et al. Physical activity and public health: updated recommendation for adults from the American College of Sports Medicine and the American Heart Association. Med Sci Sports Exerc. 2007;39(8):1423-34.
Ainsworth BE, Haskell WL, Whitt MC, Irwin ML, Swartz AM, Strath SJ, et al. Compendium of physical activities: an update of activity codes and MET intensities. Med Sci Sports Exerc. 2000;32(Suppl9):S498-516.
Caspersen CJ, Powell KE, Christenson GM. Physical-activity, exercise, and physical-fitness - definitions and distinctions for health-related research. Public Health Rep.1985;100(2):126-31.
Brasil. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional - Movimento é Vida: Atividades Físicas e Esportivas para Todas as Pessoas: 2017. Brasília: PNUD; 2017.
Sedentary Behaviour Research Network. Sedentary Behavior Research Network. Terminology Consensus Project. 2017; Disponível em: <https://www.sedentarybehaviour.org/sbrn-terminology-consensus-project/#consensus-definitions > [2021 janeiro].
Santos SG, Schutz GR, Sant'ana ASS, Farias ES, Fares D, Minatto G, et al. Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa aplicada à educação física. 1. ed. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. 237p.
Thomas JR, Nelson JK, Silverman SJ. Métodos de pesquisa em atividade física. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007
INVOLVE. Public involvement in research and research ethics committee review. 2016. Disponível em: <https://www.invo.org.uk/wp-content/uploads/2016/05/HRA-INVOLVE-updated-statement-2016.pdf>
Brasil. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. 2016.
Matias TS, Piggin J. Physical activity promotion: can a focus on disease limit successful messaging? Lancet. 2020; 8(10):e1263.
Silva KS, Garcia LMT, Rabacow FM, Rezende LFM, Sá TH. Physical activity as part of daily living: Moving beyond quantitative recommendations. Prev Med. 2017; 96:160-62.
Tremblay MS, Aubert S, Barnes JD, Saunders TJ, Carson V, Latimer-Cheung AE, et al. Sedentary Behavior Research Network (SBRN) – Terminology Consensus Project process and outcome. Int. J. Behav. Nutr Phys Act. 2017;14(75):e2-17.
Ross R, Chaput JP, Giangregorio LM, Janssen I, Saunders TJ, Kho M E et al. Canadian 24-Hour Movement Guidelines for Adults aged 18–64 years and Adults aged 65 years or older: an integration of physical activity, sedentary behaviour, and sleep. Appl Physiol Nutr Metab, 2020; 45(10): S57-S102.
World Health Organization. Global action plan on physical activity 2018–2030: more active people for a healthier world. 2018; Disponível em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/272722/9789241514187-eng.pdf?ua=1> [2021 janeiro].
Marcellino NC. Lúdico, educação e educação física. Ijuí: 4 Ed. Unijuí, 2013.
Cavallari VR, Zacharias V. Trabalhando com recreação. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1995.
Stodolska M. Research on Race, Ethnicity, Immigration, and Leisure: Have We Missed the Boat? Leis Sci 2018;40(1-2):43-53.
Hilland TA, Bourke M, Wiesner G, Garcia EB, Parker AG, Pascoe M, et al. Correlates of walking among disadvantaged groups: A systematic review. Health Place. 2020;63:102337.
Foster C, Porcari JP, Anderson J, Paulson M, Smaczny D, Webber H, et al. The talk test as a marker of exercise training intensity. J Cardiopulm Rehabil Prev. 2008;28(1):24-30.
Quinn TJ, Coons BA. The Talk Test and its relationship with the ventilatory and lactate thresholds. J Sports Sci, 2011;29(11):1175-82.
Marques, JBV, Freitas, D. Método DELPHI: caracterização e potencialidades na pesquisa em Educação. Pro-Posições 29.2 (2018):389-415.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Tânia Rosane Bertoldo Benedetti, Lucélia Justino Borges, Inês Amanda Streit, Leandro Martin Totaro Garcia, Sofia Wolker Manta, Gerfeson Mendonça , Maria Angélica Binotto, Marina Christofoletti, Fernando Lopes e Silva-Júnior, Pedro Curi Hallal, Camila Bosquiero Papini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.