Riscos de quedas em idosos e a COVID-19: Um alerta de saúde e proposta de exercícios funcionais
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0179Palavras-chave:
Envelhecimento, Quedas, Idosos, Covid-19Resumo
A COVID-19 causa uma sintomatologia diversificada e um risco eminente de morte, visto ainda que não há tratamento específico, nem tão pouco uma vacina preventiva para todos. A população deve seguir as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e, a principal delas é o isolamento social. No entanto, essa medida traz um grande impacto no aspecto biopsicossocial dos idosos, resultando em um possível decréscimo da capacidade funcional. O envelhecimento é compreendido como um processo fisiológico irreversível, e com isso, acarreta prejuízos na autonomia e independência. Paralelamente a esse fenômeno, nota-se que as alterações anátomo-fisiológicas nos idosos são diversas, aumentando assim, a incidência de quedas. O isolamento social, pode ser um fator preponderante a acentuação das quedas em idosos e consequente sobrecarga do sistema público de saúde. Logo, os exercícios físicos funcionais são fundamentais para que esses indivíduos reduzam significativamente os impactos sistêmicos causados pelo envelhecimento e consequentemente as quedas.
Downloads
Referências
Garrido RG, Garrido FSRG. COVID-19: um panorama com ênfase em medidas restritivas de contato interpessoal. Revista Interfaces Científicas – Saúde e Ambiente. 2020;8(2):S127-41.
Leão LRB, Ferreira, VHS, Faustino AM. O idoso e a pandemia do Covid-19: uma análise de artigos publicados em jornais. Braz. J. Dev. 2020;6(7):45123-45142.
Bankoff ADP. Equilíbrio corporal, postura corporal no processo de envelhecimento e medidas de prevenção através do exercício físico: uma revisão. Rev. Saúde e Meio Ambiente. 2019;9(2).
Schwenk M, Bergquist R, Boulton E, et al. The Adapted Lifestyle-Integrated Functional Exercise Program for Preventing Functional Decline in Young Seniors: Development and Initial Evaluation. Gerontology. 2019;65(4):362-74.
Nobrega ACL, Freitas E V, Oliveira MAB, Leitao MB, Lazzoli JK, Nahas RM, et al. Posicionamento oficial da sociedade Brasileira de medicina do esporte e da sociedade Brasileira de Geriatria e gerontologia: Atividade fisica e saude no idoso. Arq Geriatr e Gerontol. 2000;4(1):28–32.
Chehuen Neto JA, Braga NAC, Brum IAC, Gomes GF, Tavares PL, Silva RTC, et al. Percepção sobre queda e exposição de idosos a fatores de risco domiciliares. Ciênc Saúde Colet. 2018;23:1097-104.
Faustino F, Brito M, Fernandes M, Gameiro M, Carolino E, Fernandes B. Efeito de um programa de exercícios para treino dos músculos do core e dos membros inferiores no equilíbrio em idosos residentes na comunidade. Saúde & Tecnologia. 2016;16:31-7.
Fechine BRA, Trompieri N. O processo de envelhecimento: as principais alterações que acontecem com o idoso com o passar dos anos. InterSciencePlace. 2015;1(20).
Dawalibi NW, Anacleto GMC, Goulart RMM, Aquino RC. Envelhecimento e qualidade de vida: análise da produção científica da SciELO. Estudos de Psicologia. 2013;30(3):393-403.
Esquenazi D, Da Silva SB, Guimarães MA. Aspectos fisiopatológicos do envelhecimento humano e quedas em idosos. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2014;13(2):11-20.
Mari FR, Alves GG, Aerts DRC, Camara S. O processo de envelhecimento e a saúde: o que pensam as pessoas de meia-idade sobre o tema. Rev Bras Geriatr. Gerontol. 2016;19(1):35-44.
Brandão JM, Fernandes CS, Barroso SG, Rocha GS. Associação do consumo de fibras e risco cardiovascular em pacientes idosos. Int J Cardiovasc Sc. 2015;28(6):464-71.
Costa FC. A Solidão como fator de risco para a depressão, na terceira idade. 2014. Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga. Tese de Doutorado.
Almeida HKS, Santana, RF. Saúde do idoso em tempos de pandemia COVID-19. Cogitare Enfermagem. 2020. 25.
Alo ROR, Alves JC, Colombo CSSS, Ghorayeb N. Prática de exercícios físicos na população idosa em tempos de pandemia. Rev. DERC. 2020; 26(2):88-90.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Elenilton Correia de Souza, Noemi Moreia Reis, Sheila Maria Deusdete dos Reis , Rayssa Pereira Bemvenuto , Isabel Rodrigues Ferreira , Renan Wesley Santos do Rosário , Maria José Bispo dos Santos, Samuel Santos dos Reis, Andrea Costa de Oliveira, Karina Conceição Gomes Machado de Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.