Ciências da atividade física como protagonista de uma agenda multisetorial de pesquisa e advocacy na promoção da mobilidade ativa

Autores

  • Ricardo Brandão de Oliveira Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Laboratório de Vida Ativa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-9355-6718
  • Rodolfo Guimarães da Silva Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Laboratório de Vida Ativa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.26e0189

Palavras-chave:

Cidades, Mobilidade urbana, Atividade física e saúde

Resumo

No epicentro da pandemia, as cidades enfrentam desafios econômicos e na saúde. Para lidar com a crise e reduzir os riscos de infecção nos transportes coletivos, o uso de transportes ativos passou a receber atenção de governos locais. Adotando como referencial o conceito de “Saúde em Todas as Políticas”, o presente ensaio teórico teve como objetivo discutir oportunidades causadas pela pandemia da COVID-19, considerando as relações entre o uso de transportes ativos e seus impactos sobre a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, a mobilidade urbana e o meio-ambiente. Dentro deste contexto, destacamos a importância de se mensurar as influências e externalidades da indústria automotiva, caracterizando-a como um ator a ser enfrentado nas políticas de promoção da saúde e mobilidade ativa. Neste sentido, acreditamos que as Ciências da Atividade Física podem exercer um protagonismo na formação de uma agenda multisetorial de pesquisa e advocacy, que objetivem reorientar os sistemas de transporte, de desenho urbano e de uso do solo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Brandão de Oliveira, Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Laboratório de Vida Ativa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

 

 

Rodolfo Guimarães da Silva, Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Laboratório de Vida Ativa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil. Centro Universitário de Volta Redonda, Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil.

 

 

Referências

UN. Policy Brief : COVID-19 in an Urban World. United Nations [Internet]. 2020;(July):1–30. Available from: https://www.un.org/sites/un2.un.org/files/sg_policy_brief_covid_urban_world_july_2020.pdf.

World Health Organization (WHO). Health in all policies (HiAP) framework for country action. Health Promot Int. 2014;29:i19–28.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. Vigitel Brasil 2018: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico: estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal em 2018 / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças não Transmissíveis. – Brasília: Ministério da Saúde, 2019.

UNICEF-ONU-UNESCO. Amesterdam declaration - making the link: Transport choices for our health, environment and prosperity. PEP | Transp Heal Environ | Pan-European Program. 2006;71(9):22–3.

WHO. Action Plan for the Global Strategy for the Prevention and Control of Noncommunicable Diseases 2008-2013. Geneva World Heal Organ [Internet]. 2008;35. Available from: http://bit.ly/WHO-DCNTs.

Mueller N, Rojas-Rueda D, Cole-Hunter T, De Nazelle A, Dons E, Gerike R, et al. Health impact assessment of active transportation: a systematic review. Prev Med (Baltim). 2015;76:103–14.

Kelly P, Kahlmeier S, Götschi T, Orsini N, Richards J, Roberts N, et al. Systematic review and meta-analysis of reduction in all-cause mortality from walking and cycling and shape of dose response relationship. Int J Behav Nutr Phys Act. 2014;11(1):132.

Mizdrak A, Blakely T, Cleghorn CL, Cobiac LJ. Potential of active transport to improve health, reduce healthcare costs, and reduce greenhouse gas emissions: A modelling study. PLoS One. 2019;14(7):e0219316.

Schapiro MG. O estado pastor e os incentivos tributários no setor automotivo. Brazilian J Polit Econ. 2017;37(2):437–55.

Douglas MJ, Watkins SJ, Gorman DR, Higgins M. Are cars the new tobacco? J Public Health (Bangkok). 2011;33(2):160–9.

Organization WH. Global health risks : mortality and burden of disease attributable to selected major risks. World Health Organization; 2009. p. vi, 62 p.

Stansfeld SA, Matheson MP. Noise pollution: non-auditory effects on health. Br Med Bull. 2003;68(1):243–57.

Ising H, Dienel D, Günther T, Markert B. Health effects of traffic noise. Int Arch Occup Environ Health. 1980;47(2):179–90.

Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 2011-2022 / Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

Haranaka IP, Soares MMSA, José SN. Tendência dos diferentes domínios da atividade física em adultos brasileiros: dados do Vigitel de 2006-2016. Cad. Saúde Pública. 2020; 36(8):1-12.

Aliança Bike. Brasil: setembro e outubro têm vendas de bicicletas 64% maiores em comparação ao mesmo período de 2019. [Citado em 23 nov 2020]. Disponível em: emhttps://aliancabike.org.br/vendas-outubro/

Bloomberg CityLab. Bogotá Is Building its Future Around Bikes. [Citado em 10 ago 2020]. Disponível em: https://www.bloomberg.com/news/articles/2020-08-10/to-tametraffic-bogot-bets-big-on-bike-lanes.

Downloads

Publicado

2021-03-28

Como Citar

1.
Oliveira RB de, Silva RG da. Ciências da atividade física como protagonista de uma agenda multisetorial de pesquisa e advocacy na promoção da mobilidade ativa. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 28º de março de 2021 [citado 21º de dezembro de 2024];26:1-5. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14441

Edição

Seção

Ensaios Teóricos em Atividade Física e Saúde