Pre-Exercise Screening Questionnaire: tradução do instrumento de triagem relacionado à COVID-19

Palavras-chave: Atividade física, Infecções por coronavírus, Pandemia

Resumo

A pandemia causada pela doença do coronavírus 2019 (COVID-19) e as medidas de distanciamento social provocaram reduções nos níveis de atividade física das pessoas. A atividade física está associada a uma melhor saúde física e mental, e manter a população ativa durante a pandemia é essencial. No entanto, ainda não se sabe se exercícios podem, em pessoas infectadas, causar uma potencial exacerbação de sintomas da COVID-19. O presente estudo objetivou traduzir o Pre-exercise screening questionnaire (PESQ) para o Português Brasileiro e de Portugal, para facilitar a sua utilização por profissionais ligados ao exercício físico não fluentes na língua inglesa. O PESQ contém sete perguntas diretas sobre os sintomas mais comuns de COVID-19 mais comumente encontrado em adultos e idosos, para orientação segura para prática de exercício físico. A tradução foi feita em 5 etapas: Tradução inicial, tradução cega, revisão da tradução, adequação da língua Portuguesa e ajustes e finalização. As etapas foram realizadas por pesquisadores experientes, com fluência em língua inglesa e nativos em português Brasileiro e de Portugal. No processo de tradução não houve divergências importantes entre os tradutores. A adaptação transcultural foi importante, pois, o português de Portugal difere-se do brasileiro. O instrumento foi devidamente traduzido e pode ser utilizado como ferramenta de screening para os sintomas da COVID-19 por profissionais do exercício durante a pandemia. No momento, o PESQ é a principal ferramenta disponível para prevenir danos relacionados à COVID-19 e a prática de exercícios.

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Biografia do Autor

Lara Sofia Rodrigues de Sousa Fernandes Carneiro, Instituto Universitário da Maia, Maia, Portugal.

 

 
Vinícius Dias Rodrigues, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

 

 
Frederico Mansur Machado, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

 

 
Alfredo Maurício Batista de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

 

 
Felipe Barreto Schuch, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

 
Leônidas de Oliveira Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, Rio Grande do Norte, Brasil.

 

 
Renato Sobral Monteiro-Junior, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Minas Gerais, Brasil.

 

 

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Publicado
09-11-2020
Seção
Artigos Originais