Qualitative analysis of the health promotion work in a Academia da Saúde programme's unit

Autores

  • Heidi Jancer Ferreira São Paulo State University, Post-graduate Program of Human Movement Sciences, Rio Claro, São Paulo, Brazil. Federal Institute of Education, Science and Technology of South of Minas Gerais, Poços de Caldas, Minas Gerais, Brazil. https://orcid.org/0000-0002-8450-0197
  • David Kirk University of Strathclyde, School of Education, Glasgow, United Kingdom. University of Queensland, School of Human Movement and Nutrition Sciences, Brisbane, Australia. https://orcid.org/0000-0001-9884-9106
  • Alexandre Janotta Drigo São Paulo State University, Post-graduate Program of Human Movement Sciences, Rio Claro, São Paulo, Brazil. https://orcid.org/0000-0001-8744-1914

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0128

Palavras-chave:

National health programs, Community health services, Professional practice, Holistic health, Health resources

Resumo

O programa Academia da Saúde tem sido considerado uma importante estratégia de promoção da saúde no âmbito da atenção primária à saúde no Brasil. Entretanto, existem poucas evidências sobre quais e como práticas profissionais têm sido desenvolvidas como forma de operacionalizar processos de promoção da saúde no programa. O objetivo do estudo foi analisar o trabalho de promoção da saúde em uma unidade do programa Academia da Saúde de Lajeado, Brasil. O estudo empregou uma abordagem qualitativa e o método de pesquisa da teoria fundamentada nos dados. Os participantes incluíram uma profissional de Educação Física (32 anos), uma coordenadora de centro de saúde (41 anos) e oito usuários (2 homens, 6 mulheres, 30-69 anos). Os dados foram coletados por meio do trabalho de campo condensado, envolvendo entrevistas e observação não-participante das atividades coletivas. Utilizando a teoria da salutogênese, a análise qualitativa gerou os resultados sobre os elementos do trabalho de promoção da saúde, a saber: cuidado holístico, uso da diversificação em atividades cognitivas, psicossociais e físicas, desenvolvimento de habilidades e capacidades que serviram como recursos de saúde, e a ocorrência de resistências e desafios no programa. Além disso, os resultados ofereceram exemplos práticos de possibilidades para mobilizar o processo de promoção da saúde, o que representa uma contribuição significativa para o conhecimento sobre o trabalho em saúde. O estudo pode subsidiar intervenções futuras e a formação profissional, indicando caminhos alternativos para profissionais e estudantes de graduação ampliarem o escopo das ações de promoção da saúde para além da dimensão biofísica.

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Publicado

2020-11-21

Como Citar

1.
Ferreira HJ, Kirk D, Janotta Drigo A. Qualitative analysis of the health promotion work in a Academia da Saúde programme’s unit. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 21º de novembro de 2020 [citado 21º de dezembro de 2024];25:1-9. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14267

Edição

Seção

Artigos Originais