Physical education in Primary Health Care: reports on interactive actions in an undergraduate course

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0048

Palavras-chave:

Primary health care, Exercise, Public health, Health centers

Resumo

O objetivo desse estudo foi relatar experiências que refletem ações interativas no conteúdo programático da disciplina “Educação física na atenção primária à saúde” do curso de bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). São descritas atividades que conduziram acadêmicos a aprofundar-se na área e perceber seu papel na equipe de saúde através de interações com outros docentes e alunos da residência multipro ssional com ênfase em saúde da família para profissionais de Educação Física, Nutrição, Enfermagem e Fisioterapia. Entre as atividades estão o entendimento da legislação respaldando a inserção da Educação Física no Sistema Único de Saúde (SUS), os documentários baseados em relato de experiência de professor da área, os estudos das competências do profissional de Educação Física na atenção primária à saúde, as comparações com a realidade da atenção primária à saúde no Canadá e as intervenções desenvolvidas pelos residentes de Educação Física na residência multiprofissional. Espera-se que esse relato propicie discussão continuada sobre o processo ensino-aprendizagem na área de Educação Física e saúde pública/coletiva, sobretudo na atenção primária à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-15

Como Citar

1.
Silva DF da, Coutinho S da S, Piccinini-Vallis H, Queiroga MR. Physical education in Primary Health Care: reports on interactive actions in an undergraduate course. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 15º de maio de 2019 [citado 12º de novembro de 2024];23:1-6. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/13665

Edição

Seção

Experiências