Falls and associated factors among elderly users of Primary Healthcare Services
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0052Palavras-chave:
Falls, Elderly, Observational study, Health services, Primary health care, Physical activitiesResumo
O objetivo deste estudo transversal foi estimar a prevalência autorreferida de quedas nos últimos seis meses em idosos (60 anos ou mais) usuários dos serviços de atenção primária à saúde de Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil, e identificar os fatores associados. Os dados foram coletados nas cinco Unidades Básicas e Distritais de Saúde do município, por meio de entrevistas individuais face-a-face, enquanto os usuários aguardavam uma consulta. Modelos log-binomial de regressão ajustados as variáveis de confundimento e razões de prevalência foram usadas como medidas de associação entre as variáveis independentes e as dependentes. Para avaliar do nível de atividade física foi aplicado o Questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ adaptado para idosos. Foram entrevistados 357 adultos (62,7% mulheres, com idade média de 69,9 anos). A prevalência de quedas nos últimos seis meses foi de 19,6% (IC95%: 13,2-27,3) nos homens e de 32,6% (IC95%: 26,4-39,2) nas mulheres. Usuários com menor nível de atividade física apresentaram prevalência de quedas 2,3 vezes maior comparada àqueles com elevado nível de atividade física (RP = 2,3; IC95%: 1,4-3,8), após ajuste para sexo, faixa etária e classe econômica. Em conclusão, as quedas são frequentes entre os idosos, e a prática regular de atividade física pode lhes proporcionar uma melhor condição de saúde e uma menor ocorrência de quedas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Scarlet Feitosa Santos, Miriane Lucindo Zucoloto, Natalia Akemi Yamada Terada, Edson Zangiacomi Martinez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.