Adaptation and validation of a Self-Efficacy Scale for Physical Activity Practice – SESBC Scale
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.23e0038Palavras-chave:
Physical activity, Psychometry, Attitudes;, Self-efficacyResumo
O presente estudo teve como objetivo realizar a tradução, adaptação transcultural, validação de construto, consistência interna e reprodutibilidade da Escala de Autoe cácia baseada nos Estágios de Mudança de Comportamento para a Prática de Atividade Física (EABEMC). A escala composta por 20 itens foi adaptada à realidade brasileira utilizando-se da técnica de back translation. Em termos empíricos testou-se a validade de construto e a consistência interna do instrumento em 281 técnicos servidores públicos de ambos os sexos maiores de 18 anos, enquanto a reprodutibilidade foi verificada em 91 universitários. Na análise fatorial exploratória, os 19 itens carregaram num único fator, com as cargas fatoriais variando de 0,41 a 0,88, explicando 52,7% da variância total das respostas dos sujeitos. A EABEMC apresentou boa consis- tência interna satisfatória (alfa de 0,94) e boa reprodutibilidade (CCI < 0,40-0,80), sendo que dos 19 itens 17 apresentaram CCI > 0,60. A EABEMC alcançou níveis adequados de validade, consistência interna e reprodutibilidade, podendo ser utilizada para mensurar a autoe cácia para prática de atividade física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Walan Robert da Silva, Cinara Sacomori, Thiago Emannuel Medeiros, Tailine Lisboa, Kamyla Thais Dias de Freitas, Fernando Luiz Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.