Commute to school, level of physical activity, and physical fitness of young adolescents in the Municipality of Florestal, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n6p554-560Palavras-chave:
Adolescents, Physical fitness, Physical activityResumo
Este estudo objetivou avaliar o desempenho em testes de aptidão física e o nível de atividade física ao comparou o nível de atividade física e o desempenho em testes de aptidão física entre adolescentes que de deslocavam de três formas distintas até a escola. A amostra compreendeu 60 escolares (50% do sexo feminino), divididos igualmente em três grupos: caminhada, bicicleta e transporte motorizado, com idades entre 15 e 18 anos (16,38 ±0,86 anos). A aptidão física foi avaliada mediante os testes de corrida/caminhada de seis minutos, salto horizontal e corrida de 20 metros. O escore de atividade física foi estimado pela versão curta do IPAQ. O tempo e distância de deslocamento foi estimado por meio do Global Positioning System pelo aplicativo Google Maps. Os principais achados foram que, na avaliação da aptidão física, em nenhum dos testes e para ambos os sexos foram encontradas diferenças significativas em relação ao desempenho físico dos três grupos. Foram indentidicadas diferenças nos níveis de atividade física entre os grupos caminhada e transporte motorizado: a distância percorrida pelo grupo motorizado foi maior do que a dos demais grupos, em ambos os sexos, e que o tempo total médio gasto para realizar o deslocamento no grupo bicicleta com relação aos outros grupos em ambos os sexos foi menor. As diferenças no tempo ou na distância entre os grupos não foram capazes de produzirem efeito nas aptidões físicas, mas pode-se concluir que o grupo que se desloca caminhando apresenta um maior nível de atividade física em relação aos outros grupos, pedalando e de carro, sugerindo que o deslocamento está associado as maiores níveis de condicionamento físico.
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