A INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DO VÍRUS HIV
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.3n2p43-57Palavras-chave:
AIDS, Infecção pelo HIV, Atividade física, Qualidade devida.Resumo
A infecção pelo HIV e a AIDS em um pequeno espaço de tempo, tornaram-se uma epidemia mundial e juntamente com elas surgiram muitas dúvidas com relação ao envolvimento dos portadores do vírus HIV em atividades físicas. Assim, o propósito do presente estudo foi o de revisar a influência da atividade física em portadores do vírus HIV e da AIDS. A revisão de literatura mostrou que a atividade física deve ser prescrita levando-se em consideração o estágio da doença e o estado de saúde geral do indivíduo. Ficou evidente também que a atividade física proporciona diversos benefícios para as pessoas que possuem o vírus. O envolvimento em programas de exercício pode trazer melhoras na parte imunológica, no aspecto psicológico, amenizando os distúrbios de humor e os problemas de sociabilização e de auto-estima que surgem desde o momento do diagnóstico positivo, proporcionando uma condição e aparência física mais desejável. Concluindo pode-se dizer que os exercícios irão melhorar a qualidade de vida, possibilitando uma maior longevidade. Entretanto, deve-se estar atento quanto ao volume ou dose ideal de exercícios para cada indivíduo, de forma que eles tragam efeitos benéficos e não sejam prejudiciais a um organismo já debilitado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Juliane Jellmayer Fechio, Emerson Corona, Cristiane jellmayer Fechio, Maria Regina Ferreira Brandão, Lucíola Assunção Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.