EFEITOS DO ANDAMENTO MUSICAL SOBRE A FREQÜÊNCIA CARDÍACA EM PRATICANTES DE GINÁSTICA AERÓBICA COM DIFERENTES NÍVEIS DE APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA
DOI:
https://doi.org/10.12820/rbafs.v.4n2p30-38Palavras-chave:
Estresse, Qualidade de vida, Atividade física.Resumo
A resposta da freqüência cardíaca (FC) na ginástica aeróbica com andamento variado foi examinada em 37 praticantes do sexo feminino apresentando três níveis de aptidão cardiorrespiratória. As características do sujeitos são: idade, 20,1 ± 2,1 anos; estatura. 161,4 ± 5,3 cm; peso corporal 52,2 ± 6,3 Kg; e gordura corporal, 22,4 ± 4,4 %. Os sujeitos tiveram seu V02max predito utilizando o teste no cicloergômetro de. Astrand, e foram classificados como baixo, médio e alto nível de aptidão, sendo, abaixo de 29,9, entre 30,0 e 37.9 e acima de 38,0 ml.kg-1.min-1. respectivamente). Os sujeitos realizaram três sessões de treino de diferentes intensidades com duração de 20 min. em dias intercalados. A intensidade do exercício foi determinada através do andamento musical: 130, 140 e 150 batidas.min-1. As freqüências cardíacas foram obtidas utilizando um monitor Vantage Polar. Medidas repetitivas utilizando ANOVA mostraram diferenças significativas na FC entre a intensidade do exercício e aptidão dos grupos (p<0,05). No entanto, as diferenças entre os grupos foram observadas somente entre os grupos com alta e baixa aptidão. Estes resultados indicam que a metodologia utilizada para definir a aptidão, talvez não sejam satisfatórios na organização das aulas. Além disso, a intensidade do exercício pode ser suficientemente controlado utilizando a proposta do andamento durante a ginástica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2012 Artur Guerrini Monteiro, Sérgio Gregório da Silva, Gizele de Assis Monteiro, Miguel de Arruda
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um manuscrito à Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, os autores mantêm a titularidade dos direitos autorais sobre o artigo, e autorizam a Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde a publicar esse manuscrito sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 e identificá-la como veículo de sua publicação original.