Efeitos do ensino por problemas sobre a atividade física e aptidão física em escolares

Autores

  • Ademir Testa Junior Faculdades Integradas de Jaú, Departamento de Educação Física, Jaú, São Paulo, Brasil. http://orcid.org/0000-0002-0801-2482
  • Idico Luiz Pellegrinotti Universidade Metodista de Piracicaba, Departamento de Pós-graduação em Ciências no Movimento Humano, Piracicaba, São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.24e0110

Palavras-chave:

Exercício físico, Aptidão física, Ensino, Estilo de vida, Sedentário, Resolução de problema

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as mudanças na atividade física e aptidão física após aulas de Educação Física escolar fundamentadas no ensino por resolução de problemas. Participaram da pesquisa, dois grupos (G1 n = 33 e G2 n=35) compostos por jovens com 17 anos de idade. Os integrantes do G1 e do G2 participaram de aulas sobre conteúdo da aptidão física, por meio da metodologia baseada na resolução de problemas, durante 20 aulas. Os integrantes do G1 tiveram as aulas predominantemente teóricas; para o G2, as aulas foram predominantemente práticas. A bateria de testes de aptidão física da PROESP-BR e o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ-versão curta) foram utilizados antes e após a intervenção. A quantidade de participantes muito ativos aumentou 21,2% no G1 e não sofreu alterações no G2 (31,4%). Houve diferença significante (p < 0,05) entre momentos (pré vs pós) no G1, na flexibilidade e força abdominal, e efeito pequeno para a flexibilidade, velocidade e força abdominal. No G2 observou-se diferença significante e efeito pequeno para flexibilidade, resistência e velocidade. Concluiu-se que as duas intervenções didáticas promoveram alteração no nível de atividade física, mas o efeito foi maior nos escolares do G1. O nível de aptidão física foi maior após as intervenções no G1 e no G2. O estudo revelou a importância de se promover a disseminação dos saberes e valores sobre a vida fisicamente ativa.

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Biografia do Autor

Ademir Testa Junior, Faculdades Integradas de Jaú, Departamento de Educação Física, Jaú, São Paulo, Brasil.

Doutor em Ciências do Movimento Humano (Bolsista Capes), Mestre em Educação, Especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica, Especialista em Educação Física Escolar, Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física e Graduado em Pedagogia. Docente do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ) e da Faculdade Orígenes Lessa (FACOL). Delegado do Conselho Regional de Educação Física (CREF4/SP). Palestrante do CREF4/SP e da Óbios Vita Consultoria Empresarial e Acessibilidade. Atuou como docente substituto no departamento de Educação Física da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP/Bauru). Atuou como coordenador do curso de Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas de Jaú. Atuou como docente dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física das Faculdades Integradas Padre Albino (FIPA). Atuou como coordenador de pesquisa do curso de Bacharelado em Educação Física das FIPA. Atuou como membro da Comissão de Ética no Uso de Animais das FIPA (CEUA). Atuou como revisor da Revista Praxis Educativa (ISSN:1809-4309), Revista Científica das FIJ (ISSN:1806-5597) e Revista Lecturas: Educación Fisica y deportes (1514-3465). Editor da revista MotriSaúde. Membro do Comité de Ética e Pesquisa das FIJ. Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências da Performance Humana (UNIMEP). Elaborador e revisor de itens do INEP - ENADE/MEC em 2016, 2017 e 2019. Avaliador de cursos superiores do Guia do Estudante da editora Abril em 2017, 2018 e 2019. Avaliador de cursos MEC - in loco (BASis). Professor de Educação Básica II - Educação Física da Rede Estadual Paulista de Ensino, e também da rede pública de ensino do município de Jaú. Vencedor do PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10 da Fundação Victor Civita em 2009, com o projeto "Movimento, Saúde e Qualidade de Vida: a Educação Física na escola". Autor dos livros: Educação Física escolar: educação para a saúde na perspectiva da resolução de problemas. Educação Física escolar: modelo de resolução de problemas, sedentarismo e aptidão física. Filosofia Cotidiana: reflexões para a vida. Membro do Panathlon Club Jaú.

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Publicado

2019-08-19

Como Citar

1.
Testa Junior A, Pellegrinotti IL. Efeitos do ensino por problemas sobre a atividade física e aptidão física em escolares. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 19º de agosto de 2019 [citado 29º de março de 2024];24:1-7. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/14190

Edição

Seção

Artigos Originais