Desenvolvimento e validação de um questionário sobre uso do Facebook voltado para praticantes de atividades físicas em academias

Autores

  • Matheus Pedroso Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)
  • Rodrigo Sartori Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • Caroline Dias Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Cristian Roncada Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.22n4p382-395

Palavras-chave:

Inquéritos e Questionários, Rede Social, Atividade Motora, Exercício

Resumo

A prática de atividades físicas vem sofrendo modificações com o avanço da internet. Usuários de academias utilizam desta tecnologia para se conectarem as redes sociais virtuais como o Facebook. Assim, o estudo tem como objetivo construir e validar um questionário sobre o uso do Facebook e a prática de atividades físicas. A partir do referencial teórico elaborou-se 20 itens separados em cinco domínios, com respostas em escala do tipo Likert, com pontuação final de 0 a 100. A validação interna do instrumento foi feita em cinco etapas: a) alfa de Cronbach (αC); b) Correlação de Kendall; c) coeficiente de correlação intraclasse; d) efeitos de teto/piso; e) índice de Kappa. A amostra foi composta por 385 alunos de academias, sendo 273 do sexo feminino (70,9%), com média de idade 31,61±9,62 anos. Os valores atribuídos ao coeficiente de αC demonstram haver excelente fiabilidade entre perguntas (itens) e suas respostas (αC=0,923). Ao aplicarmos a correlação do αC (r²) encontramos todos os valores acima do esperado: ≥0,3, reforçando uma associação positiva entre itens e categorias. Os valores encontrados com a aplicação dos efeitos do teto/piso nos mostram que 10 itens (50%) apresentaram um efeito piso. A reprodutibilidade por meio do índice de Kappa atribuiu valor máximo (muito bom) para 11 itens, sendo que nenhum ficou na classificação mais fraca (pobre). Por fim, a validação demonstrou que o instrumento possui um bom desempenho para avaliar o que se propõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Matheus Pedroso, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)

Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)

Rodrigo Sartori, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorando em Desordem Motora e Funções Executivas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)

Caroline Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Professora da Escola de Educação Física e Fisioterapia e Dança (ESEFID)

Cristian Roncada, Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Professor do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG)

Downloads

Publicado

2017-07-01

Como Citar

1.
Pedroso M, Sartori R, Dias C, Roncada C. Desenvolvimento e validação de um questionário sobre uso do Facebook voltado para praticantes de atividades físicas em academias. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1º de julho de 2017 [citado 28º de março de 2024];22(4):382-95. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/9968

Edição

Seção

Artigos Originais