Perfil e atuação do Profissional de Educação Física nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família na região metropolitana de João Pessoa-PB

  • José Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba
  • Daniela Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • José Farias Junior Universidade Federal da Paraíba
  • Iraquitam Caminha Universidade Federal da Paraíba
  • Alex Florindo Escola de Artes, Ciências e Humanidades. Universidade de São Paulo
  • Mathias Loch Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Saúde pública, Atenção Básica à Saúde, Educação Física

Resumo

O estudo objetivou descrever o perfil e aspectos da atuação dos Profissionais de Educação Física (PEF) nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) da região metropolitana de João Pessoa, PB. Um roteiro de entrevista semiestruturado foi aplicado a 15 PEF (9 mulheres e 6 homens, 25 a 30 anos de idade),  que atuavam há pelo menos seis meses nos NASF da região metropolitana. Na análise dos dados, utilizou-se a distribuição por frequência. Todos os PEF eram egressos de cursos de licenciatura plena em Educação Física. A maioria havia sido transferida da secretaria de educação e, selecionada por indicação ou por processo seletivo com contrato temporário (n = 14) para atuar no NASF. As atividades mais desenvolvidas foram: alongamentos (n = 15) e caminhadas (n = 11). Eram realizadas medidas e avaliação como indicadores de efetividade das ações (n = 11), principalmente relacionadas a aferição da pressão arterial (n = 10) e índice de massa corporal (n = 10). Os PEF consideravam os espaços onde aconteciam as práticas pouco adequados (n = 8), relataram fazer trabalhos interdisciplinares (n = 14), e não realizavam atividades intersetoriais (n = 11). Todos os PEF referiram realizar ações específicas voltadas para hipertensos ou diabéticos, que os materiais utilizados nas atividades eram adequados e que participavam do processo de planejamento do NASF. Conclui-se que a orientação e supervisão de atividades físicas parecem ser o foco principal da atuação do PEF no NASF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba
Professor de Cinesiologia e Biomecânica, com dedicação exclusiva no Departamento de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba.
Publicado
22-12-2015
Seção
Artigos Originais