Atividade física e uso de equipamentos entre usuários de duas Academias ao Ar Livre

Autores

  • Bruno Costa
  • Cíntia Freitas Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kelly Silva Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12820/rbafs.v.21n1p29-38

Palavras-chave:

Atividade física, Exercício, Academias de ginástica, Saúde pública

Resumo

O objetivo do estudo foi comparar características sociodemográficas, percepção de uso dos equipamentos e prática de atividade física moderada a vigorosa (AFMV) entre frequentadores de duas Academias ao Ar Livre (AAL), em Florianópolis (SC), 2013. Entrevista estruturada foi realizada com 217 usuários (58,7% mulheres), com idade média de 50,2 (±0,9) anos, que estivessem utilizando as AAL durante o período de coleta. Utilizou-se o teste Qui-quadrado para comparar características sociodemográficas, percepção de uso dos equipamentos e AFMV (≥ 150 minutos/semana), entre as AAL. Não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre os usuários das AAL quanto às variáveis sociodemográficas (p>0,05). Quanto ao uso dos equipamentos, 31,3% dos usuários não sabiam utilizar os aparelhos, 16% deles relataram sentir desconfortos durante o uso, 23% relataram ter recebido instrução durante a prática e 69% afirmaram necessitar de instrução para realizar exercício. Diferenças estatísticas não foram encontradas entre o uso de equipamentos e as AAL (p>0,05). Quando analisada a AFMV, percebeu-se que 73% dos usuários atingiram 150 minutos ou mais, sendo que 19% deles atingiram esse tempo utilizando apenas as AAL para praticar AFMV. A proporção de prática de AFMV total e nas AAL não diferiu entre os locais estudados (p=0,374 e p=0,495, respectivamente). Entretanto, usuários da AAL do Córrego Grande relataram maior frequência semanal de ida às AAL (p=0,036), quando comparados aos usuários de Coqueiros. Conclui-se que os frequentadores das duas AAL apresentam características sociodemográficas, de uso dos equipamentos e de prática de AFMV bastante semelhantes, exceto quanto à frequência de uso das academias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Costa

Licenciado em Educação Física Pela Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde e atualmente (2014) professor de educação física na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Tenho interesse em pesquisas sobre os benefícios da atividade física na saúde nas diferentes populações e programas de incentinvo à prática de exercícios.

Cíntia Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (1992), Especialização em Ciências e Medicina do Esporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), com período sanduíche na Universidade de Calgary (Calgary/Canadá). Pós doutorado na Universidade de Maryland em College Park/EUA (2009). É professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente em Ginástica, Cinesiologia e Biomecânica Muscular.

Kelly Silva, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Fisiologia do Exercício - UGF e em Avaliação e Prescrição do Exercício Físico - UFPB. Mestrado e Doutorado em Educação Física na área de Atividade Física Relacionada à Saúde / UFSC. Atualmente é Professora Adjunto 1 do Departamento de Educação Física da UFSC. Atua nos Programas de Pós-graduação em Educação Física e em Saúde Coletiva da UFSC. É Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Atividade Física e Saúde (NuPAF / UFSC). Tem pesquisado tópicos relacionados à atividade física e saúde pública, comportamento sedentário em jovens, variáveis individuais e contextuais associadas à atividade física e aos comportamentos sedentários, e programas de promoção da atividade física.

Downloads

Publicado

2016-01-01

Como Citar

1.
Costa B, Freitas C, Silva K. Atividade física e uso de equipamentos entre usuários de duas Academias ao Ar Livre. Rev. Bras. Ativ. Fís. Saúde [Internet]. 1º de janeiro de 2016 [citado 18º de abril de 2024];21(1):29-38. Disponível em: https://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/4289

Edição

Seção

Artigos Originais