Commute to school, level of physical activity, and physical fitness of young adolescents in the Municipality of Florestal, Minas Gerais

Palavras-chave: Adolescents, Physical fitness, Physical activity

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o desempenho em testes de aptidão física e o nível de atividade física ao comparou o nível de atividade física e o desempenho em testes de aptidão física entre adolescentes que de deslocavam de três formas distintas até a escola. A amostra compreendeu 60 escolares (50% do sexo feminino), divididos igualmente em três grupos: caminhada, bicicleta e transporte motorizado, com idades entre 15 e 18 anos (16,38 ±0,86 anos). A aptidão física foi avaliada mediante os testes de corrida/caminhada de seis minutos, salto horizontal e corrida de 20 metros. O escore de atividade física foi estimado pela versão curta do IPAQ. O tempo e distância de deslocamento foi estimado por meio do Global Positioning System pelo aplicativo Google Maps. Os principais achados foram que, na avaliação da aptidão física, em nenhum dos testes e para ambos os sexos foram encontradas diferenças significativas em relação ao desempenho físico dos três grupos. Foram indentidicadas diferenças nos níveis de atividade física entre os grupos caminhada e transporte motorizado: a distância percorrida pelo grupo motorizado foi maior do que a dos demais grupos, em ambos os sexos, e que o tempo total médio gasto para realizar o deslocamento no grupo bicicleta com relação aos outros grupos em ambos os sexos foi menor. As diferenças no tempo ou na distância entre os grupos não foram capazes de produzirem efeito nas aptidões físicas, mas pode-se concluir que o grupo que se desloca caminhando apresenta um maior nível de atividade física em relação aos outros grupos, pedalando e de carro, sugerindo que o deslocamento está associado as maiores níveis de condicionamento físico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Pussieldi, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Florestal, Minas Gerais, Brasil.

Professor da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal. Técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo, modalidade BMX pela Confederação Brasileira de Ciclismo. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre (1990), Mestre em Treinamento Esportivo / Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Doutor em Ciências da Atividade Física e do Desporto pela Universidade de León / Espanha (2007), cujo título foi revalidado pela USP (2009). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Alto Rendimento, Esportes Individuais, atuando principalmente nos seguintes temas: ciclismo, natação, motivação, saúde, estado de humor, qualidade de vida, atividade física, treinamento esportivo e educação física.

Referências

1. Trends in adult body-mass index in 200 countries from 1975 to 2014: a pooled analysis of 1698 population-based measurement studies with 19·2 million participants. Lancet.2016;387(10026):1377-96.
2. Stevenson M, Thompson J, de Sá TH, Ewing R, Mohan D, McClure R, et al. Land use, transport, and population health: estimating the health benefits of compact cities. Lancet. 2016;388(10062):2925-35.
3. Carlson JA, Saelens BE, Kerr J, Schipperijn J, Conway TL, Frank LD, et al. Association between neighborhood walkability and GPS-measured walking, bicycling and vehicle time in adolescents. Health Place. 2015;32:1-7.
4. Boreham C, Riddoch C. e physical activity, tness and health of children. J Sports Sci. 2001;19:915-29.
5. TammelinT, Nayha S, LaitinenJ, Rintamaki H, JarvelinMR. Physical activity and social status in adolescence as predictors of physical inactivity in adulthood. Prev Med. 2003;37:375-81.
6. Rech RR, da Rosa CO, Avrela PR, Halpern R, Costanzi CB, Bergmann MLA, et al. Associated factors to active commute in school children. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2013;18(3):332-8.
7. Matsudo S, Araujo T, Matsudo V, Andrade D, Andrade E, Oliveira LC, et al. International Physical Activity Questionnaire: validity and reliability in Brazil. Rev Bras Ativ Fís Saúde. 2001;6(2):5-18.
8. Marshall A, Bauman A. The international physical activity questionnaire: summary report of the Reliability & Validity Studies. Produzido pelo Comitê Executivo do IPAQ. IPAQ - Summary, Mar. 2001.
9. Smith L, Norgate SH, Cherrett T, Davies N, Winstanley C, Harding M. Walking school buses as a form of active transportation for children-a review of the evidence. J Sch Health. 2015;85(3):197-210.
10.Tudor-locke C, Ainsworth BE, Popkin BM. Active commuting to school: an overlooked source of childrens’ physical activity? Sports Med. 2001;31:309-13.
11. Faulkner GE, Buliung RN, Flora PK., Fusco C. Active school transport, physical activity levels and body weight of children and youth: a systematic review. Prev Med. 2009;48(1):3-8.
12. Cooper AR, Wedderkopp N, Wang H, Andersen LB, Froberg K, Page AS. Active travel to school and cardiovascular fitness in Danish children and adolescents. Med Sci Sports Exerc. 2006;38:1724-31.
13. Heelan KA, Donnelly JE, Jacobsen DJ, Mayo MS, Washburn R, Greene L. Active commuting to and from school and BMI in elementary school children preliminary data. Child Care Health Dev. 2005;31:341-9.
14. Hu G, Sarti C, Jousilahti P, Silventoinen K, Barengo NC, Tuomilehto J. Leisure time, occupational, and commuting physical activity and the risk of stroke. Stroke. 2005;36:1994-9.
15. Dora C. A different route to health: implications of transport policies. Br Med J (Clin Res Ed). 1999;318:16869
16. World Health Organization - WHO (2004). Global Strategy on diet, physical activity and health - Fifty-seventh World Health Assembly. Disponível em: url:http://www.who.int/dietphysicalactivity/strategy/eb11344/strategy_english_web.pdf.
17. Pardini R, Matsudo SMM, Matsudo VKR, Araújo T, Andrade E, Braggion E. Validation of international physical activity questionnaire (IPAQ): pilot study in Brazilian young adults. Med Sci Sports Exerc. 1997;29(6):S5-9.
18. PROJETO ESPORTE BRASIL: manual. Disponível em: url: https://www.proesp.ufrgs.br.
19. Saksvig BI, Catellier DJ, Pfei er K, Schmitz KH, Conway T, Going S, et al. Travel by Walking Before and After School and Physical Activity Among Adolescent Girls. Arch Pediatr Adolesc Med. 2007;161(2):153-8.
20. Silva KS, Lopes AS, Silva FM. Physical activity in commute to school and free time in children and adolescentes in the city of Joao Pessoa, PB, Brazil. Rev Bras Ciênc Mov. 2007;15:61-70.
21. Mendoza JA, Watson K, Nguyen N, Cerin E, Baranowski T, Nicklas TA. Active Commuting to School and Association with Physical Activity and Adiposity Among US Youth. J Phys Act Health. 2011;8(4):488-95.
22. Blair SN, Cheng Y, Holder JS. Is physical activity or physical fitness more important in de ning health benefits? Med Sci Sports Exerc.2001;33(6 Suppl):S379-99.
23. Davison KK, Werder JL, Lawson CT. Children’s Active Commuting to School: Current Knowledge and Future Directions. Prev Chronic Dis. 2008;5(3):A100.
24. Pardini R, Matsudo S, Araújo T, Matsudo V, Andrade E, Braggion G, et al. Validation of the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ - version 6): pilot study in Brazilian Young adults. RBCM. 2001;9(3):45-51.
25. Garcia LMT, Nahas MV. A bit of history, recente developments, and perspectives for research in physical activity and health in Brazil. Rev Bras Educ Fís Esporte. 2010;24(1):135-48.
26. Benedetti TRB, Antunes PC, Rodriguez-Añez CR, Mazo GZ, Petroski EL. Reliability and validity of the International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) in older males. Rev Bras Med Esporte, 2007;13(1):11-6.
27. Garcia LMT, Osti RFI, Ribeiro EHC, Florindo AA. Validation of two questionnaires for evaluation of physical activity in adults. Rev Bras Ativ Fis Saúde. 2013;18(3):317-31.
28. Souza WD, Vidal Filho JN, Ribeiro CAAS, Lisboa Filho J, Franklin D. Voluntary Geographic Information in Pantanal: a web system collaborative using API Google Maps. Anais 4o Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Bonito, MS, 20-24 de outubro 2012. Embrapa Informática Agropecuária/INPE, p. 763 -72. Disponível em: url www.dpi.ufv.br/~jugurta/ papers/geopantanal-p131.pdf.
29. Saelens BE, Sallis JF, Frank LD. Environmental correlates of walking and cycling: Findings from the transportation, urban design, and planning literatures. Ann Behav Med. 2003;25(2):80-91.
30. Timperio A, Ball K, Salmon J, Roberts R, Giles-Corti B, Simmons D, et al. Personal, family, social, and environmental correlates of active commuting to school. Am J Prev Med. 2006;30(1):45–51.
Publicado
05-07-2018
Como Citar
1.
de Oliveira J, Simplício A, Leite D, Pussieldi G. Commute to school, level of physical activity, and physical fitness of young adolescents in the Municipality of Florestal, Minas Gerais. RBAFS [Internet]. 5jul.2018 [citado 16jul.2018];22(6):554-60. Available from: http://rbafs.org.br/RBAFS/article/view/10904
Seção
Artigos Originais